Mundo

Lula diz que Trump é amigo e que problemas com EUA vão se resolver

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que virou amigo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que os problemas com o país vão se resolver.

“Todos vocês pensaram que eu iria entrar em guerra com Trump. O Trump virou meu amigo. Com um pouco de conversa, dois homens de 80 anos de idade, não tem porque brigar. Nós estamos conversando direitinho e pode ficar certo que tudo vai se acertar sem nenhum tiro, sem nenhuma arma, sem nenhum bomba, sem nenhum navio bloqueando a costa brasileira”, disse.

“Eu disse para o presidente Tump, o poder da palavra é mais forte que qualquer arma que vocês possam ter. É só saber utilizá-lo e a gente vai conseguir resolver grande parte dos problemas que a gente tem na política”, acrescentou.

Na quarta (17), Lula disse ter falado a Trump que conversar é menos sofrível do que a guerra.

O governo americano enviou uma frota militar aos mares do entorno da Venezuela em operação militar com a justificativa de combater o narcotráfico. Além disso, Trump ordenou um bloqueio total de petroleiros sob sanção dos EUA ao redor da Venezuela.

O regime de Nicolás Maduro reagiu, classificando a ação dos EUA de “irracional” e “ameaça grotesca”.

Apesar de sanções americanas contra o setor petrolífero venezuelano, a empresa americana Chevron opera no país latino-americano com anuência de Washington -medida adotada pelo governo Joe Biden com o objetivo de reduzir o preço de gasolina nos EUA e mantida pelo governo Trump.

As declarações foram feitas durante o último encontro do ano feito por Lula com todos os seus ministros, no qual é apresentado um balanço de ações no ano e cobranças do presidente são reforçadas.

Nele, Lula se referiu a conversas que travou com o homólogo americano sobre questões bilaterais e internacionais. Em telefonema mais recente, o brasileiro pediu cooperação de Trump no combate ao narcotráfico internacional, sem menções diretas à Venezuela, segundo o governo brasileiro.

Na mesma semana, Lula também conversou com Maduro sobre a escalada militar dos EUA contra o país vizinho.

Declaração do presidente foi dada em entrevista coletiva no Palácio do Planalto: “As pessoas que cometeram crime contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos cometidos contra esse país”

Agência Brasil | 13:30 – 18/12/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Cloudflare tem 3ª falha em um mês e deixa Discord e X instáveis

Cloudflare reconheceu falha por volta das 12h06 (horário de Brasília). Segundo o...

Mundo

Governo Trump tem até esta sexta (19) para divulgar arquivos do caso Epstein

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Departamento de Justiça dos EUA deve...

Mundo

Empresas militares russas são alvo de hackers que usam IA e outras táticas

Fishbein disse que a campanha se destaca como uma rara oportunidade de...

Mundo

Trump: Ucrânia deve agir rapidamente antes que Rússia ‘mude de ideia’

O Presidente norte-americano, Donald Trump, pediu hoje para a Ucrânia “agir rapidamente”...