A MetaX, que fabrica unidades de processamento gráfico (GPUs), levantou 4,2 bilhões de iuans (US$596 milhões) na semana passada em uma venda de ações que teve uma demanda de varejo 4 mil vezes maior que a oferta.
O IPO – o sexto maior da China até o momento este ano, de acordo com a KPMG – fixou o preço da startup que ainda convive com prejuízo em 50 vezes suas vendas em 2024. Isso em comparação com um múltiplo de 34 para a Nvidia e 14 para a AMD, disse a MetaX antes de listar as ações.
A estreia da MetaX catapultou o valor da startup de cinco anos para mais de 300 bilhões de iuans (US$42,58 bilhões) e aumentou a riqueza do fundador e principal acionista Chen Weiliang, 49.
Depois de trabalhar para a AMD Shanghai por 13 anos, Chen fundou a MetaX com a missão de “contribuir para o rejuvenescimento da China e a prosperidade nacional”. A equipe fundadora também incluiu Peng Li e Yang Jian, ambos ex-engenheiros da AMD.
“A empresa é líder na fabricação de GPUs na China graças ao seu gene AMD”, disse Li Hui, analista da Huajin Securities, em um relatório antes da listagem da MetaX. “Ela provavelmente se beneficiará do impulso contínuo da China para substituir fornecedores estrangeiros usando tecnologia nacional.”
A MetaX, que controla 1% do mercado de chips de IA da China, projeta que as vendas da empresa mais do que dobrarão este ano devido ao impulso de autossuficiência tecnológica e espera atingir o ponto de equilíbrio já no próximo ano.














Deixe um comentário