Segundo o Observatório Nacional, o 3I/ATLAS é um corpo composto por gelo e poeira, formado ao redor de outra estrela da galáxia e provavelmente expulso durante a formação de seu sistema planetário. Após uma longa viagem pelo espaço interestelar, ele agora atravessa o nosso Sistema Solar.
O cometa está sendo observado por muitos pesquisadores, e já se cogita até a possibilidade de redirecionar sondas que estudam outros objetos para tentar observá-lo mais de perto antes que deixe o Sistema Solar para sempre. Dr. Jorge Márcio Carvano, astrônomo do Observatório Nacional.
Por ainda ser um objeto misterioso e apresentar características incomuns, alguns estudos chegaram a associar o 3I/ATLAS a hipóteses especulativas, como a de uma possível sonda alienígena. Ideia que, segundo Carvano, é descartada pela maioria dos especialistas.
O 3I/ATLAS foi identificado pela primeira vez em julho de 2025, pelo telescópio ATLAS, no Chile. Ele deve atingir seu ponto de maior aproximação da Terra em 19 de dezembro, permanecendo a uma distância segura, sem representar qualquer ameaça.
Entretanto, essa proximidade será suficiente para permitir observações detalhadas por telescópios terrestres. A partir daí, novos estudos serão essenciais para conhecer ainda melhor esse objeto tão interessante.












Deixe um comentário