Mundo

Terremoto de 6,7 atinge norte do Japão e gera alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu nesta sexta-feira a região ao norte do Japão, segundo informações da Agência Meteorológica Japonesa (JMA). O tremor ocorreu poucos dias após um abalo de magnitude 7,5 na mesma área, que deixou ao menos 50 feridos. A JMA revisou a estimativa inicial, que era de 6,5, e emitiu um alerta para possíveis ondas de tsunami de até um metro ao longo da costa do Pacífico.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi registrado a cerca de 130 quilômetros da cidade de Kuji, no departamento de Iwate, na ilha de Honshu. A emissora pública NHK informou que a intensidade foi menor do que a do terremoto ocorrido na noite de segunda-feira, que derrubou itens de prateleiras, danificou estradas, quebrou janelas e gerou ondas de até 70 centímetros.

A Autoridade Reguladora Nuclear afirmou que não foram detectadas anomalias em nenhuma instalação nuclear da região.

Depois do tremor de segunda-feira, a JMA havia emitido um alerta raro, prevendo a possibilidade de novos abalos significativos nos sete dias seguintes, com magnitude igual ou superior. A área sob risco inclui a região de Sanriku, no nordeste de Honshu, e parte da ilha de Hokkaido.

A população local ainda convive com o trauma do forte terremoto de março de 2011, de magnitude 9,0, que desencadeou um devastador tsunami e deixou cerca de 18.500 mortos ou desaparecidos.

Em agosto de 2024, a JMA também divulgou um aviso especial para a costa sul do Pacífico japonês por causa da possibilidade de um forte abalo na fossa de Nankai, uma zona sísmica de 800 quilômetros onde a placa do mar das Filipinas desliza sob a placa continental japonesa. O governo calcula que um grande terremoto seguido de tsunami nessa região poderia causar até 298 mil mortes e gerar prejuízos superiores a 2 trilhões de dólares.

O aviso foi suspenso após uma semana, mas chegou a provocar corrida a mercados e cancelamentos de viagens.

O Japão está localizado no encontro de quatro grandes placas tectônicas, na borda oeste do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, e é um dos países mais ativos do mundo em registros sísmicos. Estima-se que o arquipélago registre cerca de 1.500 tremores por ano, a maioria de baixa intensidade, embora os impactos variem conforme a profundidade e a proximidade da superfície.
 

Um forte tremor atingiu o norte e o leste do Japão e levou à emissão de um alerta de tsunami com previsão de ondas de até três metros. O terremoto foi sentido até em Tóquio, e autoridades monitoram possíveis impactos nas regiões costeiras.

Notícias ao Minuto | 15:40 – 08/12/2025

 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Eventos inesquecíveis de 2025 que chocaram e surpreenderam (para o bem e para o mal)

Sem dúvida, 2025 foi um ano notável em termos de eventos marcantes,...

Mundo

Fortuna de Elon Musk chega a US$600 bi, segundo a Forbes, enquanto SpaceX prepara IPO

15 Dez (Reuters) – Nesta segunda-feira, Elon Musk tornou-se a primeira pessoa...

Mundo

Donald Trump diz que Rob Reiner era ‘atormentado’ e ‘obcecado’ por ele

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente americano Donald Trump chamou o...

Mundo

Governo dos EUA lança campanha para contratar engenheiros para cargos na área de IA

Por Courtney Rozen WASHINGTON, 15 Dez (Reuters) – O governo dos EUA...