Mundo

IA impulsiona nova crise global na cadeia de suprimentos

Gigantes de tecnologia, como Microsoft, Google e ByteDance, estão se esforçando para garantir o fornecimento de fabricantes de chips de memória de empresas como Micron, Samsung Electronics e SK Hynix, de acordo com três pessoas familiarizadas com as discussões.

A pressão sobre os preços afeta quase todos os tipos de memória, de chips flash usados em pen drives e smartphones até a memória avançada de alta largura de banda (HBM), que alimenta os chips de IA em data centers. Os preços em alguns segmentos mais que dobraram desde fevereiro, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado TrendForce, atraindo investidores que apostam que a alta ainda tem fôlego.

As consequências podem ir além do setor tecnológico. Muitos economistas e executivos alertam que a escassez prolongada pode desacelerar os ganhos de produtividade baseados em IA e atrasar investimentos de centenas de bilhões de dólares em infraestrutura digital. Também pode elevar a pressão inflacionária justamente quando muitas economias estão tentando conter a alta dos preços e lidar com as tarifas norte-americanas.

“A escassez de memória deixou de ser uma preocupação no nível de componentes e passou a ser um risco macroeconômico”, afirmou Sanchit Vir Gogia, presidente-executivo da Greyhound Research, uma consultoria em tecnologia. A expansão da IA “está colidindo com uma cadeia de suprimentos que não consegue atender às suas necessidades físicas”.

Esta análise da Reuters sobre a crescente crise de fornecimento baseia-se em entrevistas com quase 40 pessoas, incluindo 17 executivos de fabricantes e distribuidores de chips. Ela mostra que os esforços da indústria para atender à demanda voraz por chips avançados criou um dilema duplo: os fabricantes de chips ainda não conseguem produzir semicondutores de ponta suficientes para a corrida da IA, mas sua mudança de foco, deixando de lado os produtos de memória tradicionais, está restringindo o fornecimento para smartphones, PCs e eletrônicos de consumo. Algumas empresas agora estão se apressando para corrigir o rumo.

De acordo com a TrendForce, os níveis médios de estoque dos fornecedores de memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) — o principal tipo usado em computadores e telefones — caíram para duas a quatro semanas em outubro, ante três a oito semanas em julho e 13 a 17 semanas no final de 2024.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (20)? Veja calendário lunar de dezembro 2025

Aspectos científicos e curiosidades A Lua, único satélite natural da Terra, possui...

Mundo

Google Cloud fecha acordo “próximo de US$10 bi” com Palo Alto Networks, diz fonte

Os executivos de ambas as empresas não quiseram comentar sobre os valores...

Mundo

Família britânica acusada de embarcar com idosa morta em voo em Espanha

Uma família britânica está sendo acusada de ter embarcado em um voo...

Mundo

Reddit faz um ano no Brasil mirando ser fórum de discussão do brasileiro

Número de usuários do Brasil dobrou, segundo empresa. De acordo com Roberto...