Mundo

Papa rompe tradição e não reza na Mesquita Azul, em Istambul

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O papa Leão 14 visitou neste sábado (29) a Mesquita Azul de Istambul, na Turquia, em sua primeira ida a um local de culto muçulmano desde que foi escolhido. Porém, diferente de Francisco e Bento 16, não rezou durante a visita, segundo a AFP e a Reuters.

Papa Leão 14 visitou a Mesquita Azul, mas não parou para rezar. Segundo a AFP, o pontífice retirou os sapatos, caminhou com meias brancas pelo templo otomano e permaneceu em silêncio, em um gesto simbólico de respeito. Diferentemente de seus antecessores, como Francisco (2014) e Bento 16 (2006), ele não realizou oração no local.

Visita gerou surpresa no Vaticano, segundo a Reuters. De acordo com a Reuters, o Vaticano havia divulgado um comunicado afirmando que Leão tinha rezado e sido recebido pelo chefe da autoridade religiosa turca, Diyanet (Presidência de Assuntos Religiosos da Turquia), mas o texto foi enviado por engano. O próprio muezim da mesquita, que é responsável por chamar os fiéis para a oração, afirmou que o papa recusou o convite para um momento de oração.

Pontífice ouviu explicações sobre a história do templo. O papa percorreu o complexo acompanhado pelo imã (líder de oração) e pelo mufti (especialista em jurisprudência islâmica) de Istambul, que apresentaram detalhes arquitetônicos e históricos da mesquita de Sultanahmet, uma das principais atrações de Istambul.

A presença atraiu turistas e moradores, sob rígida segurança. A AFP relata que dezenas de pessoas acompanharam o comboio papal, enquanto comerciantes e visitantes reagiram positivamente — embora alguns criticassem as fortes barreiras de segurança que impediram o público de vê-lo de perto.

AGENDA DO PAPA LEÃO 14

Visita integra agenda oficial de quatro dias na Turquia. O papa Leão 14 está no país desde quinta-feira, em uma viagem que inclui encontros com líderes muçulmanos e cristãos, celebrações ecumênicas e agendas públicas em Istambul.

Pontífice busca fortalecer diálogo com igrejas cristãs orientais. Segundo a AFP, ele se encontrou com representantes de várias comunidades cristãs e participará de orações na Igreja de São Jorge. Ele também assinará uma declaração conjunta com o patriarca ecumênico Bartolomeu 1º.

Agenda aborda relação entre católicos e ortodoxos. A viagem ocorre no contexto dos 1.700 anos do Concílio de Niceia, celebrado ontem, quando o papa fez apelo pela unidade entre cristãos de diferentes tradições.

Leão 14 é o quinto papa a visitar a Turquia. Antes dele, fizeram a mesma viagem Paulo 6º (1967), João Paulo 2º (1979), Bento 16 (2006) e Francisco (2014). Depois da passagem por Istambul, Leão 14 seguirá para o Líbano entre domingo (30) e terça-feira (2).

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Google Cloud fecha acordo “próximo de US$10 bi” com Palo Alto Networks, diz fonte

Os executivos de ambas as empresas não quiseram comentar sobre os valores...

Mundo

Família britânica acusada de embarcar com idosa morta em voo em Espanha

Uma família britânica está sendo acusada de ter embarcado em um voo...

Mundo

Reddit faz um ano no Brasil mirando ser fórum de discussão do brasileiro

Número de usuários do Brasil dobrou, segundo empresa. De acordo com Roberto...

Mundo

Putin fala de guerra, economia e ETs em entrevista anual

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A entrevista coletiva anual que Vladimir Putin...