Mundo

Zelensky anuncia reforma de setor energético após escândalo de corrupção

Estamos iniciando uma reformulação nas principais empresas estatais de energia”, anunciou o líder ucraniano em um comunicado compartilhado nas redes sociais.

De acordo com o comunicado, um novo conselho de supervisão deve assumir suas funções dentro de uma semana na Energoatom.

Outras estatais do setor energético também estão envolvidas no escândalo, incluindo a operadora hidrelétrica do país e as empresas nacionais de extração e transporte de gás.

Na segunda-feira, o Gabinete Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) anunciou ter descoberto um esquema criminoso que teria desviado 100 milhões de dólares (cerca de 86 milhões de euros) no setor, o que levou à demissão dos ministros da Justiça e da Energia.

Segundo Zelensky, será realizada uma auditoria completa das atividades financeiras das empresas envolvidas, além da substituição de seus administradores e dos representantes do Estado nos conselhos de administração.

“Qualquer esquema descoberto nessas empresas deve ser enfrentado com uma resposta rápida e justa”, alertou.

O presidente ucraniano afirmou no comunicado que instruiu os membros do governo a manterem “uma comunicação constante e construtiva com as autoridades policiais e os órgãos anticorrupção”.

O escândalo recente também abalou a presidência, já que o suposto mentor do esquema, Timur Mindich, era considerado um amigo próximo de Zelensky.

No último verão, o governo foi amplamente criticado por tentar retirar a independência do NABU e da Procuradoria Anticorrupção (SAP), criados há 10 anos, mas recuou diante dos protestos generalizados da sociedade civil e dos aliados ocidentais de Kyiv.

O setor energético da Ucrânia tem sido duramente atingido nos últimos dias por uma campanha de bombardeios em larga escala com mísseis e drones russos, deixando grande parte do país no escuro.

O último grande ataque em Kyiv, ocorrido na madrugada de sexta-feira, deixou pelo menos sete mortos e dezenas de feridos.

Leia Também: Alerta global: Cientistas alertam para uma possível catástrofe em 2026

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Vulcão entra em erupção, e voos são cancelados no Japão

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Um vulcão entrou em erupção, neste domingo (16),...

Mundo

Alerta global: Cientistas alertam para uma possível catástrofe em 2026

Segundo o físico Heinz von Foerster, 2026 será um ano horrível para...

Mundo

“Estou com medo”, diz mãe de menino brasileiro que teve dedos amputados

A mãe do menino de nove anos que perdeu as pontas de...

Mundo

Chile pode ter 1.º presidente que reivindica o legado do ditador Pinochet

“Desde 1990, quando a democracia foi restaurada no Chile, todos os presidentes...