Durante o evento, o Sol desaparecerá completamente atrás da Lua, que estará no perigeu – o ponto mais próximo da Terra – parecendo maior do que o normal. Ao mesmo tempo, o Sol estará em uma posição que o faz parecer um pouco menor no céu, o que cria a cobertura total.
O fenômeno começará no Atlântico Leste, passará pelo Estreito de Gibraltar e atingirá o ápice no Egito. Ele poderá ser observado em países como Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita e Somália, entre outros.
Um evento semelhante ocorreu em abril de 2024. Um eclipse solar total foi visto em partes do Pacífico, México, Estados Unidos e Canadá, com duração de cerca de 4 minutos.
O que é um eclipse solar total?
Um eclipse solar total acontece quando a Lua bloqueia completamente a face do Sol. De acordo com a NASA, esse fenômeno é raro porque o alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra precisa ser perfeito, o que ocorre apenas em momentos específicos.
Durante a totalidade, é possível ver a coroa solar. Essa é a parte mais externa e brilhante do Sol, normalmente invisível por causa da luz intensa.














Deixe um comentário