Mundo

MPF busca acordo com Google em ação contra anúncio infantil no YouTube

A União também era ré na ação, porque o Google argumentou que o YouTube não poderia ser responsabilizado sozinho, já que a publicidade infantil seguir regras estabelecidas por resolução do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente). E o texto não fixa sanções para infratores.

Na petição inicial, o MPF pedia não só para o Youtube inserir avisos sobre publicidade infantil, mas também para o Conanda alterar a resolução para prever algum tipo de punição.

Só que em setembro o presidente Lula sancionou o ECA Digital, uma lei que obriga plataformas digitais a aplicar camadas adicionais de segurança e prevê punição financeira e até suspensão de serviço no Brasil para as empresas infratoras. O perfilhamento de crianças e adolescentes para envio de publicidade faz parte das proibições previstas.

No mesmo dia, saiu o decreto presidencial que transformou a ANPD em Agência Nacional de Proteção de Dados e conferiu a ela poderes para ser a responsável pela aplicação dessa lei.

Com isso, a União pediu para ser excluída da ação, uma vez que agora há instrumentos para sancionar empresas digitais que abusarem da publicidade infantil.

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região acatou o pedido da União e também inverteu o polo processual. Se antes era ré, agora a União está ao lado do MPF na ação civil pública.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

VÍDEO: presidente do México sofre assédio sexual durante passeio

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi assediada sexualmente por um homem...

Mundo

como saber se aparelho é legítimo ou não?

Desconfie de promessas milagrosas. Acesso vitalício a canais pagos, filmes e séries...

Mundo

Influencer tem viagem dos sonhos cancelada após expor passagens online

A irlandesa Melissa Doherty, de 26 anos, viveu um pesadelo depois de...

Mundo

Google propõe baixar taxas e abrir loja para rivais após briga com Fortnite

cobrar altas taxas (30%) de desenvolvedores à época; impedir outras lojas e...