Mundo

Chefe da segurança nacional de Israel é demitido por Netanyahu

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, demitiu nesta terça-feira (21) o conselheiro de segurança nacional do país, Tzachi Hanegbi.

Netanyahu afirmou que Hanegbi será substituído imediatamente. O premiê anunciou que pretende nomear o vice-chefe do Conselho de Segurança Nacional, Gil Reich, para o cargo de chefe interino.

Tzachi Hanegbi ocupava o cargo há três anos. Em um comunicado à imprensa, o primeiro-ministro de Israel agradeceu o trabalho realizado por Hanegbi e lhe desejou sucesso.

O conselheiro é membro sênior do partido Likud desde a década de 1990. Segundo a imprensa israelense, Hanegbi tinha divergências com o premiê e teria se oposto ao plano de Netanyahu de invadir a Cidade de Gaza.

Hanegbi pediu uma “investigação completa” das falhas que levaram ao atentado de 7 de outubro de 2023. Ele também afirmou que tem responsabilidade pelo massacre que matou mais de 1.200 pessoas. “O terrível fracasso… deve ser investigado minuciosamente para garantir que as lições apropriadas sejam aprendidas e para ajudar a restaurar a confiança que foi quebrada”, escreveu.

“Agradeci ao primeiro-ministro pelo privilégio de ser um parceiro na formulação da política externa e de segurança de Israel durante anos desafiadores – pela oportunidade de expressar uma posição independente em discussões delicadas e pelo diálogo profissional que mantivemos, mesmo em tempos de desacordo”, disse Tzachi Hanegbi, em comunicado à imprensa.

Anúncio de encontro foi feito mais de 10 dias após uma nova “guerra comercial” contra o gigante asiático; Trump anunciou novas sanções como retaliação ao novo controle que a China impôs às exportações de terras raras

Folhapress | 15:11 – 21/10/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Hamas diz ter encontrado corpo de mais um refém em Gaza, enquanto ONU denuncia violações de trégua

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O braço militar do grupo terrorista Hamas...

Mundo

IA na educação: por que a China aprende na escola onde o Piauí dá aula – 04/11/2025

A China decidiu começar cedo: implantou neste ano a nova política nacional...

Mundo

Auditoria revela que senha do sistema de segurança do Louvre é… Louvre

O assalto ao Museu do Louvre, em Paris, continua dando o que...

Mundo

por que a China aprende na escola onde o Piauí dá aula

Amanda dá aulas de biologia, mas desde o ano passado assumiu também...