Mundo

Lula diz que fome não é problema econômico, mas político

Após participar do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (13) que a fome não é um problema econômico, mas um problema político.

“Se houver interesse político dos governantes do mundo inteiro, se encontrará um jeito de colocar o café da manhã, o almoço e a janta para o povo pobre do mundo inteiro”, destacou, durante coletiva de imprensa após o evento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Para Lula, só será possível acabar com a fome no mudo “quando houver indignação da humanidade”. “Há muito tempo, se dizia que a gente não ia ter capacidade tecnológica de produzir alimento para acompanhar o crescimento da humanidade”.

“Hoje, nós produzimos quase duas vezes o alimento necessário. Não basta produzir, é preciso consumir, é preciso chegar até as pessoas. E fazer com que as pessoas recebam esse alimento. E é preciso ter renda.”

Ao final da coletiva, o presidente voltou a classificar a fome como uma questão política e disse esperar discutir o tema em todos os fóruns mundiais dos quais participar.

“O mundo é desigual porque a economia, tal como ela é pensada, leva à um mundo desigual”.

“Podem gostar ou não gostar, mas, em todos os fóruns em que eu participar, os dirigentes políticos vão me ouvir falar da desigualdade racial, da desigualdade de comida, da desigualdade do salário, da desigualdade de tudo”, concluiu.

Mesmo com menos viagens realizadas em 2024, os brasileiros gastaram mais: o turismo nacional movimentou R$ 22,8 bilhões, alta de 11,7% em relação a 2023. A pesquisa do IBGE mostra que a falta de dinheiro segue como principal barreira para viaja

Estadao Conteudo | 10:00 – 13/10/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

por que a China aprende na escola onde o Piauí dá aula

Amanda dá aulas de biologia, mas desde o ano passado assumiu também...

Mundo

Sobe para 43 número de mortos após passagem do furacão Melissa no Haiti

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O furacão Melissa deixou pelo menos 43...

Mundo

IBM cortará milhares de empregos no 4º tri

(Reuters) – A IBM anunciou nesta terça-feira que cortará vagas de trabalho...

Mundo

Governo Trump já elaborou planos para derrubar Maduro e tomar petróleo da Venezuela, diz jornal

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estuda...