Mundo

Monopólio, Google sai ileso, e nós viramos moeda de troca na briga da IA

No julgamento mais aguardada por quem acompanha de perto o crescimento do poder das big tech, o juiz Amit Mehta já havia reconhecido como o Google é prejudicial à competitividade das buscas online —entre outras coisas, a empresa paga para ser o buscador padrão dos celulares da Apple, Samsung e de navegadores como o Mozilla. Diante da missão de minimizar o monopólio ilegal, ele decidiu:

Não obrigar a empresa a vender o Chrome ou o Android. O navegador estava na linha de tiro por destinar 35% do tráfego para o motor de busca e gerar de 28% a 36% da receita publicitária da empresa, além de capturar dados dos usuários. O sistema operacional era mais um plano B. O magistrado exigiu, sim…

… Acabar com a exclusividade dos tais contratos fechados com fabricantes de smartphones, browsers e teles —isso não inviabiliza, porém, acertos para embarcar serviços conectados, incluindo o Gemini, em sistemas de outras empresas. E também…

… Mandou o Google compartilhar com concorrentes os dados que fazem de sua pesquisa online a mais competente do mundo —mas não tudo: excluiu o índex da busca (que leva usuários diretamente ao que procuram), arquivos sobre pessoas, lugares e coisas, além de informações publicitárias. Acontece que…

… O cardápio de punições era pleito do Departamento de Justiça, autor da ação iniciada em 2020. Tudo fruto de iniciativas antigas do governo dos EUA, que queria impedir o Google de usar seu monopólio como trampolim para liderar a corrida de IA. Só que…

… Os tempos mudaram. E, para o juiz Mehta, as outras empresas na disputa dessa tecnologia possuem tanta grana e recurso que destituir o Google de algumas de suas principais armas não restituirá a competição nas buscas online, mas prejudicaria a concorrência no novo mundo que começamos a viver.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

‘Pai do Pix’ revela a maratona para o BC criar o Pix em plena pandemia

Carregando player de áudio Aplicativo bancário exibindo pagamento com Pix Imagem: Bruno...

Mundo

Criado primeiro cristal de tempo que os humanos podem realmente ver

Imagine um relógio que não depende de bateria ou de corda, mas...

Mundo

Ataque terrorista? Tiroteio em Jerusalém faz, pelo menos, cinco mortos

Nesta segunda-feira (8), cinco pessoas morreram em um tiroteio em Jerusalém, Israel,...

Mundo

Advogado chamado Mark Zuckerberg processa Meta por cancelar contas

É como comprar um outdoor na beira da estrada, pagar as pessoas...