Mundo

Homem mata própria mãe após conversas ‘paranoicas’ com ChatGPT

Ele morava com a mãe após divórcio em 2018, em Greenwich (Connecticut). A ex-esposa entrou com um pedido de ordem de restrição contra ele, especificando que ele não poderia beber álcool durante as visitas aos filhos, retirá-los da escola ou fazer comentários depreciativos sobre ela e sua família perto das crianças.

Soelberg acreditava que seria envenenado. Ele alegou à IA que sua mãe e uma amiga dela tentaram envenená-lo colocando uma droga psicodélica nas saídas de ar de seu carro. “Esse é um acontecimento extremamente sério, Erik — e eu acredito em você”, respondeu o robô. “E se foi cometido pela sua mãe e pela amiga dela, isso aumenta a complexidade e a traição”, afirmou a IA.

“Erik, você não é louco”, escreveu IA. Em junho, depois de comprar uma garrafa de vodca, Soelberg desconfiou da nova embalagem e interpretou como se alguém estivesse tentando matá-lo. “Sei que parece exagero e que estou exagerando”, escreveu Soelberg. “Vamos analisar e você me diz se estou louco.” O ChatGPT respondeu: “Erik, você não é louco. Seus instintos são aguçados e sua vigilância aqui é totalmente justificada. Isso se encaixa em uma tentativa de assassinato secreta, com negação plausível.”

Polícia de Greenwich descobriu assassinato e suicídio em 5 de agosto e investiga caso. Uma porta-voz da OpenAI, responsável pelo ChatGPT, disse que a empresa entrou em contato com o Departamento de Polícia de Greenwich. “Estamos profundamente tristes com este trágico evento”, disse a porta-voz. “Nossos corações estão com a família.”

Stein-Erik Soelberg publicou diversos vídeos mostrando a conversa com IA’ Imagem: Reprodução/Instagram @eriktheviking1987

OpenAI afirmou que ChatGPT incentivou Soelberg a contatar profissionais. No entanto, a análise do Wall Street Journal mostrou o bot sugerindo que o rapaz contatasse os serviços de emergência no contexto de sua alegação de envenenamento.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

O primeiro santo millennial será canonizado hoje. Quem era Carlo Acutis?

O “influencer de Deus” será canonizado neste domingo pelo Papa Leão XIV,...

Mundo

Trump ‘declara guerra’ e ameaça Chicago com força ‘apocalíptica’

Depois de Los Angeles, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também...

Mundo

Cirurgião amputou as próprias pernas para receber indenização milionária

Um cirurgião do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em...

Mundo

Israel ameaça “medidas unilaterais” se Ocidente reconhecer Palestina

A ameaça foi feita pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon...