Mundo

Roblox deixa crianças diante de lança perfume e job: ‘Ninguém está olhando’

Por que isso importa

39% dos 118,8 milhões que acessam a plataforma por dia têm menos de 13 anos, segundo a própria empresa. “É como um parque de diversões: a criança pode ir, mas, dependendo do brinquedo, não pode usar”, explica Rodrigo Nejm, doutor em psicologia e especialista em educação digital do Instituto Alana. Porém, não existe controle na prática.

Roblox não exige idade mínima para acessar os mundos virtuais e permite chats e conversas por voz. A plataforma usa filtros para oferecer opções de ambientes virtuais, mas não checa a autodeclaração de idade. Ou seja, nada impede que uma criança declare ter 18 anos ou mais. A falta de verificação também faz com que fique impossível de saber se a criança conversa com outra criança ou adulto.

A gente não sabe quem são as pessoas que têm acesso ao nosso filho e quem está coordenando o negócio [jogo]. Você entra e tem que responder a um monte de coisa e a uma hierarquia. Tem uma comunicação pelo Discord também.
Raul

“É preciso intervenção intencional e mecanismo eficiente de identificação, mas ninguém está olhando”, diz especialista. Segundo Neim, a discussão sobre “adultização” de crianças nas redes sociais, desencadeada pelo influenciador Felca, deve necessariamente passar pela plataforma de jogos, que dá acesso ilimitado a conteúdo adulto, sexual e violento e naturaliza questões às quais os menores sequer deveriam consumir — mesmo que de forma simulada.

Crianças e adolescentes também podem usar a moeda “robux” e fazer transações. É assim que a plataforma ganha dinheiro, com venda de itens dentro dos jogos —pode ser uma roupa e armadura ou fuzil e drogas.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Zelensky alerta que Rússia está preparando nova ofensiva em grande escala

Segundo Zelensky, citado pela agência de notícias Interfax Ucrânia, há uma concentração...

Mundo

Meta permitia chatbots sedutores e criação de nudes de celebridades

Carregando player de áudio A Meta permitiu a criação de chatbots que...

Mundo

Gaza tem novo dia de ataques intensos, com 44 mortos e pressão por trégua

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Ao menos 44 pessoas morreram entre nesta...

Mundo

Hackers roubam pelo menos R$400 mi do HSBC em ataque que envolve Sinqia, diz Neofeed

SÃO PAULO (Reuters) – O banco HSBC foi alvo de um ataque...