Mundo

Líder norte-coreano supervisiona teste de dois mísseis de defesa aérea

O teste foi realizado neste sábado, segundo a agência estatal norte-coreana, com a presença de vários oficiais do partido e militares, incluindo o comandante da Força Aérea da Coreia do Norte, marechal Kim Kwang-hyok.

“Durante o lançamento, avaliou-se que os novos sistemas de mísseis de defesa aérea têm uma capacidade de combate superior e uma resposta rápida contra diversos alvos aéreos, como drones de ataque e mísseis de cruzeiro”, afirmou a KCNA, acrescentando que o modo de operação e resposta das armas “se baseia em uma tecnologia única e especial”.

Kim Jong-un aproveitou o evento para atribuir “uma tarefa importante a ser realizada pelo setor de ciência de defesa nacional” antes do Congresso do Partido dos Trabalhadores, segundo o meio de comunicação, que não forneceu detalhes.

O teste de lançamento norte-coreano ocorreu, como já acontece há vários anos, durante as manobras militares conjuntas anuais da Coreia do Sul e dos Estados Unidos — o exercício Ulchi Freedom Shield —, que neste verão começaram na segunda-feira e vão durar 11 dias.

Pyongyang já emitiu diversos comunicados desde o início dos exercícios, criticando-os.

Na semana passada, antes mesmo de começarem, Kim Jong-un classificou as manobras como uma forma dos aliados expressarem a vontade de “provocar uma guerra”. Em seguida, sua influente irmã, Kim Yo-jong, declarou que o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, não é capaz de “mudar o curso da história”.

Desde que assumiu o cargo no início de junho, Lee Jae-myung tem adotado uma postura de aproximação com o Norte, mas até agora Pyongyang rejeitou qualquer possibilidade de retomar o diálogo intercoreano.

O teste norte-coreano aconteceu no mesmo dia em que Lee se reuniu, em Tóquio, com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, antes de um encontro marcado para esta segunda-feira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington.

Leia Também: Putin pode vir para os EUA ver a Copa, diz Trump em evento na Casa Branca

 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Polícia encontra 4 corpos no rio Sena e prende suposto serial killer homofóbico

ANDRÉ FONTENELLEPARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Quatro cadáveres de homens foram encontrados boiando...

Mundo

Ucrânia só usa armas próprias para ataques de longo alcance na Rússia

“Hoje, para ser honesto, estamos usando nossas armas de longo alcance de...

Mundo

Imigrante brasileira é detida de forma brusca por agentes da imigração nos EUA

JULIA CHAIBWASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Uma brasileira transgênero de 28 anos foi...

Mundo

Ucrânia ataca Rússia com drones e provoca incêndio em usina nuclear

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Ucrânia lançou uma série de ataques...