Mundo

Tubarão-lixa laranja e albino surpreende cientistas na Costa Rica; veja

Um tubarão-lixa de quase dois metros e com uma coloração alaranjada incomum foi avistado na Costa Rica durante uma expedição de pesca organizada pela empresa turística Parismina Domus Dei.

O registro, feito em agosto do ano passado, ganhou novo destaque agora com a publicação de um estudo da Universidade Federal do Rio Grande, citado pelo Miami Herald, que explica a tonalidade peculiar do animal.

Segundo os pesquisadores, o tubarão apresenta xantismo, uma condição genética rara que provoca excesso de pigmentação amarela ou dourada em pele, escamas ou pelos, o que justifica a aparência alaranjada. Até então, o xantismo havia sido observado apenas em alguns peixes das Caraíbas, répteis e aves mas nunca em tubarões ou outros peixes cartilagíneos.

“A descoberta de um tubarão-lixa laranja levanta questões importantes sobre a genética e a adaptabilidade da espécie. Trata-se de um caso isolado ou de um sinal de tendência genética na população local?”, questiona o estudo.

Cientistas apontam que animais com xantismo costumam ter a sobrevivência dificultada, já que a coloração os torna mais visíveis a predadores e presas. No entanto, no caso deste tubarão que já alcançou quase dois metros  a condição não parece ter comprometido sua vida até agora.

Mais surpreendente ainda é que o animal também apresenta albinismo, outra condição genética caracterizada pela ausência de melanina, que costuma resultar em pele ou escamas esbranquiçadas, olhos claros e maior sensibilidade ao sol. Nas imagens registradas, é possível observar os olhos brancos do tubarão.

A combinação de xantismo e albinismo torna o caso único e impressionante. Em condições normais, tubarões-lixa adultos têm coloração marrom, que os ajuda a se camuflar nos recifes. Já a cor laranja chamativa, em tese, dificultaria tanto a caça quanto a proteção do animal mas este exemplar parece ter superado tais obstáculos, intrigando os cientistas sobre possíveis vantagens adaptativas dessa raridade genética.

Correm imagens nas redes sociais que mostram coelhos com algo que se assemelha a ‘tentáculos’ saindo dos próprios corpos. As fotografias são reais e a doença não é novidade: trata-se do vírus do Papiloma de Shope.

Notícias ao Minuto | 13:30 – 16/08/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Novo material absorve, se curva ou rebate impactos sob demanda

“O que mais me entusiasma é o nível de controle sem precedentes...

Mundo

Rússia rejeita categoricamente a OTAN em Kiev após eventual cessar-fogo

A Rússia rejeitou de forma categórica a presença de tropas da Organização...

Mundo

99 processa Keeta por suposta violação de marca registrada

A ação também pede a abstenção na utilização de elementos distintivos do...

Mundo

Cérebro de micro-ondas: Um chip analógico de inteligência artificial

O chip consegue executar tanto funções lógicas de baixo nível quanto tarefas...