Mundo

Tornado de fogo é registrado em incêndio em Portugal; veja as imagens

Um fenômeno raro voltou a ser registrado em Portugal durante os incêndios florestais que atingem o país. Na noite de sexta-feira, 15 de agosto, moradores de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, flagraram a formação de um tornado de fogo — redemoinho de chamas que se ergueu no meio da vegetação em chamas e foi compartilhado em vídeos nas redes sociais.

O chamado “tornado de fogo” ocorre quando o calor extremo de um incêndio aquece o ar ao redor, provocando movimentos circulares que formam um vórtice. Esse redemoinho pode carregar não apenas fogo, mas também cinzas e detritos, aumentando os riscos para moradores e equipes de combate.

O incêndio que deu origem ao fenômeno começou na madrugada de quarta-feira, 13, em Vila Boa, município de Sátão, no distrito de Viseu. No mesmo dia, as chamas se espalharam para os concelhos vizinhos de Sernancelhe e Aguiar da Beira.

Esse não foi o primeiro episódio do tipo neste verão europeu. No sábado, 9 de agosto, outro tornado de fogo já havia sido registrado em Moimenta da Beira, também no distrito de Viseu, em um incêndio que durou mais de 24 horas e chegou a colocar casas em risco.

A onda de incêndios levou o governo português a prolongar até domingo, 17 de agosto, a situação de alerta nacional, vigente desde 2 de agosto. A decisão foi anunciada pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, que destacou a manutenção de todas as restrições de atividades de risco em áreas rurais.

Segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), divulgados no dia 14, cerca de 75 mil hectares já foram consumidos pelas chamas em 2025, sendo mais da metade apenas nas últimas três semanas. Trata-se da segunda maior área queimada desde 2017, ano da tragédia de Pedrógão Grande, quando mais de 60 pessoas morreram em um único incêndio.

Até o momento, os fogos já provocaram uma vítima fatal: Carlos Dâmaso, ex-prefeito da freguesia de Vila Franca do Deão, que não resistiu após ser atingido pelas chamas. A morte mobilizou manifestações de pesar de autoridades portuguesas, incluindo o presidente da República, o governo e diferentes partidos políticos.

Onda de calor, seca intensa e ventos fortes alimentam incêndios que já destruíram milhares de hectares no sul da Europa. Grécia, Portugal e Espanha seguem em combate, enquanto França e Itália registram melhora, mas mantêm alerta para novas ocorrências

Notícias ao Minuto | 07:05 – 14/08/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Zelenski irá a Washington após cúpula de Trump com Putin no Alasca

(FOLHAPRESS) – O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou que viajará a...

Mundo

Relatório do governo Trump que critica Moraes respinga em Tarcísio

(FOLHAPRESS) – O relatório sobre práticas de direitos humanos no Brasil produzido...

Mundo

EUA anunciam suspensão de vistos para cidadãos de Gaza, que segue sob ataque de Israel

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Departamento de Estado dos Estados Unidos...

Mundo

Queda de raio causa explosão na Carolina do Sul nos EUA; veja

Um raio atingiu uma estrada em Mount Pleasant, na Carolina do Sul,...