Mundo

Grécia, Portugal e Espanha enfrentam incêndios florestais severos

Grécia, Portugal e Espanha seguem em combate intenso contra incêndios florestais, enquanto França e Itália registram melhora na situação após dias de destruição de dezenas de milhares de hectares no sul da Europa.

Os focos, que já causaram duas mortes na Espanha e uma em Montenegro, são impulsionados por uma onda de calor prolongada, seca severa e ventos fortes, fatores que especialistas associam aos efeitos das mudanças climáticas, segundo a agência France-Presse (AFP).

Na Grécia, autoridades classificaram esta quarta-feira como um dos dias mais críticos da temporada. O país enfrenta 23 incêndios ativos, incluindo um nas proximidades de Patras, terceira maior cidade grega. Na última terça-feira, 82 novos focos foram registrados, dificultando o trabalho dos 4.850 bombeiros e 33 aeronaves mobilizadas. Mais de 20 mil hectares já foram destruídos desde junho.

Em Portugal, por volta do meio-dia, cerca de 1.900 bombeiros atuavam em cinco incêndios considerados mais graves, localizados em Arganil, Viseu, Vila Real, Tabuaço e Trancoso, com apoio de 585 viaturas e 25 aeronaves.

Na Espanha, 14 grandes incêndios permaneciam ativos, especialmente na região norte. A melhora nas condições climáticas, com aumento da umidade e queda de temperatura, trouxe expectativa positiva para o controle das chamas. Mais de 6 mil moradores de 26 localidades em Castela e Leão precisaram deixar suas casas. No país, 199 incêndios destruíram 99 mil hectares em 2024, número superior ao do ano passado, mas três vezes menor que o de 2022.

Na França, equipes mantêm vigilância máxima para evitar a retomada de um incêndio que devastou 16 mil hectares no departamento de Aude. Alertas vermelhos para calor extremo seguem ativos no centro-leste do país.

Na Itália, a situação está mais controlada. O incêndio nas encostas do Vesúvio, que cobriu Nápoles de fumaça por cinco dias, foi extinto. Nove focos no país foram controlados ou apagados nas últimas horas.
 
 

David Murciego registrou momento em que chamas cercaram sua residência em meio à onda de incêndios que atinge Castela e Leão e Galícia, regiões duramente afetadas pelo fogo na Espanha

Notícias ao Minuto | 07:00 – 14/08/2025

 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Ação da Tesla cai após Nvidia revelar modelos de IA de código aberto para veículos

6 Jan (Reuters) – As ações da montadora norte-americana de carros elétricos...

Mundo

Pelo menos 8,6 milhões de venezuelanos vivem fora de seu país; veja números

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Há pelo menos 8,6 milhões de venezuelanos...

Mundo

primeiras impressões sobre lançamento na CES 2026

Leve, confortável de segurar e compatível com caneta. Ele pesa 189g e...

Mundo

‘Não há agente externo governando a Venezuela’, diz líder interina Delcy Rodríguez

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – A líder interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...