Mundo

Trump diz que ‘provavelmente’ não tentará a reeleição em 2028

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (5) em uma entrevista ao programa Squawk Box, da rede televisão norte-americana CNBC, que “provavelmente” não tentará a reeleição.

Trump comentava sobre a crise política no Texas. Deputados republicanos tentam mudar o mapa eleitoral do estado para favorecer o partido na Câmara. O presidente expressou otimismo em ganhar cinco assentos no Congresso devido a um “bom governador” e ao fato de ter recebido o “maior número de votos na história” no estado.

Após a menção aos votos, Trump foi questionado se tentaria a reeleição. O republicano negou, dizendo que “provavelmente não” concorrerá à Casa Branca em 2028.

No entanto, logo em seguida, Trump acenou sobre a possibilidade. “Ei, Becky [Rebecca Quick, apresentadora do programa], eu gostaria de concorrer. Eu tenho os melhores números de votos que eu já tive”, afirmou.

“Sabe por quê? Porque as pessoas adoram as tarifas. E elas adoram que países estrangeiros não nos roubem mais. Por anos eles nos roubaram – amigo e inimigo”, disse Donald Trump.

CONSTITUIÇÃO IMPEDE QUE TRUMP SE REELEJA

Constituição dos EUA tem regra para reeleições. A 22ª Emenda, de 1951, estabelece que o presidente pode ser eleito para, no máximo, dois mandatos.

A regra é diferente no Brasil. Aqui, a Constituição diz que o presidente pode ser reeleito “para um único período subsequente”. Ou seja, presidentes podem ter três mandatos ou mais desde que não sejam consecutivos, como ocorreu com o presidente Lula (PT).

Trump foi presidente de 2017 a 2021. Republicano venceu Hillary Clinton e tentou reeleição em 2020, mas foi derrotado por Joe Biden.

Steve Bannon, ex-estrategista-chefe de Trump, mencionou que o republicano pode tentar mudar a regra. “Vocês estão prontos para Trump 2028?”, disse Bannon, em dezembro de 2024, durante um evento conservador em Nova York. Trump não fez acenos oficiais neste sentido até o momento.

HISTÓRIA DOS MANDATOS NOS EUA

George Washington, primeiro presidente do país, se retirou da disputa para um 3° mandato em 1796. Ele era bastante popular, mas se recusou a entrar na disputa, argumentando que uma transição de autoridade era importante para evitar um governo com poder similar ao de um rei, segundo o Guia Annenberg da Constituição.

No fim de seu 2° mandato, que ia até 1877, o presidente republicano Ulysses Grant considerou uma reeleição. Mas os democratas, que eram maioria na Câmara dos Representantes, aprovaram uma resolução denunciando o terceiro mandato como violação à tradição política estadunidense.

Theodore Roosevelt, 26º presidente dos EUA, tentou um 3° mandato em 1912. Entretanto, perdeu para o candidato do Partido Democrata, Thomas Woodrow Wilson.

Franklin Roosevelt quebrou a tradição de dois mandatos em 1940. Com a popularidade em alta após guiar o país durante a Grande Depressão, ele se candidatou para a cadeira de presidente pela terceira vez. Em 1944, em meio à Segunda Guerra Mundial, Roosevelt concorreu ao quarto mandato de forma inédita e, mais uma vez, venceu.

Conversas sobre uma emenda que impusesse limites à quantidade de reeleições dos presidentes começaram em 1944. Naquele ano, o candidato republicano Tomas Dewey disse, em discurso, que um possível governo de 16 anos de Roosevelt colocaria em risco a democracia.

A permanência prolongada de Franklin Roosevelt na presidência levou à ratificação da 22ª Emenda em 1951. A movimentação fez com que alguns apoiadores do presidente dentro do Partido Democrata deixassem a campanha, segundo informações do Centro Nacional da Constituição. Roosevelt, por sua vez, argumentava que estava na corrida para manter os EUA fora da guerra na Europa.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Acidente com caminhão de ajuda em Gaza mata 20 pessoas, dizem palestinos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Defesa Civil da Faixa de Gaza,...

Mundo

WhatsApp terá resumo de segurança em grupos para evitar golpes

Carregando player de áudio WhatsApp passará a exibir ‘resumo de segurança’ quando...

Mundo

O destino dos filhos dos maiores ditadores da história

Às vezes é fácil esquecer que a maioria dos principais líderes nazistas...

Mundo

Chuva de meteoros Perseidas atinge pico semana que vem; como assistir

Os observadores podem observar até 100 meteoros por hora no momento do...