Mundo

Imprensa mundial repercute sanções de Trump ao Brasil e a Moraes

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% a produtos brasileiros e aplicar sanções econômicas contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, repercutiu fortemente na imprensa internacional. Os atos foram justificados pela Casa Branca como resposta à suposta “perseguição política” ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à repressão a empresas de tecnologia norte-americanas no Brasil.

Europa: Lula rebate e chama ação de retaliação

Na Europa, o The Guardian, do Reino Unido, deu espaço à resposta do presidente Lula. Segundo o jornal, o líder brasileiro afirmou não temer contrariar Trump e atribuiu as tarifas a uma retaliação por conta do processo judicial contra Bolsonaro, aliado do ex-presidente americano.

[Legenda]© Reprodução  

A agência Reuters contextualizou que as sanções visam combater o que Trump chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro, embora tenha suavizado a medida com exceções que poupam setores como aviação, energia e alimentos.

Já a emissora portuguesa RTP avaliou que a decisão dos EUA marca uma nova escalada da guerra comercial e diplomática com o Brasil, destacando que as tarifas entrariam em vigor em apenas dois dias.

'Sensação de missão cumprida', diz Eduardo Bolsonaro após sanção de Trump a Moraes

Segundo Eduardo, essas autoridades tiveram “a sensibilidade de olhar para o Brasil e entender as diversas violações de direitos humanos em curso”, sem explicitar quais seriam essas violações. Ele classificou as atitudes de Moraes como “tirania”.

Folhapress | 19:15 – 30/07/2025

América do Sul: Argentina vê punição política

Na América Latina, o jornal argentino La Nación destacou que o decreto assinado por Trump eleva as tarifas comerciais e impõe sanções diretas a Moraes. A publicação classificou as medidas como uma punição com motivação política, motivada pelo julgamento de Bolsonaro. “Em meio ao confronto judicial contra Bolsonaro, Trump impõe tarifa adicional de 40%, elevando o total para 50%, além de sancionar Moraes”, escreveu o jornal.

Notícias ao Minuto [Legenda]© Reprodução  

Estados Unidos: imprensa questiona estratégia de Trump

Nos Estados Unidos, os principais jornais trataram o episódio como uma demonstração de força política de Trump em defesa de Bolsonaro. O The Wall Street Journal observou que Moraes atraiu a hostilidade do governo americano por reprimir o que classifica como discurso de ódio da direita brasileira, e que as sanções são um movimento claro para defender o aliado sul-americano.

O The New York Times informou que Trump antecipou a imposição das tarifas e usou como justificativa o processo contra Bolsonaro, acusado de tentar um golpe de Estado. “Trump afirmou que Bolsonaro é vítima de uma ‘caça às bruxas’”, escreveu o jornal.

Notícias ao Minuto [Legenda]© Reprodução  

O Washington Post deu ênfase às sanções com base em direitos humanos contra Moraes, destacando que o ministro supervisiona os processos que investigam Bolsonaro após sua derrota nas eleições de 2022. Para o jornal, trata-se de um novo degrau no conflito político entre os dois países.

Notícias ao Minuto [Legenda]© Reprodução  

STF responde ao governo Trump, defende processo contra Bolsonaro e se solidariza com Moraes

“O Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo”, diz o texto.

Folhapress | 22:15 – 30/07/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Tubarão-anjo em risco de extinção reaparece após 4 anos no Reino Unido

O tubarão-anjo, uma das espécies mais raras do mundo, foi registrado em...

Mundo

Ciberataque obriga a cancelar mais de 50 voos na Rússia

A companhia aérea russa Aeroflot foi forçada a cancelar mais de 50...

Mundo

Pelo menos 18 pessoas morreram este sábado em ataques israelenses em Gaza

As autoridades da Faixa de Gaza, controladas pelo grupo islâmico Hamas, elevaram...

Mundo

EUA impedem presidente de Taiwan de fazer escala em Nova York, diz jornal

O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, pretendia fazer uma escala nos Estados...