Delta Aquáridas oferece espetáculo mais intenso. A Delta Aquáridas terá seu pico entre a noite de terça (29) e a madrugada de quarta (30), mas ainda pode ser observada até o dia 21 de agosto. Com até 20 meteoros por hora, é considerada uma das chuvas mais ativas do período.
Velocidade maior e origem na constelação de Aquário. Os meteoros desta chuva atravessam o céu a 40 km/s e têm como corpo parental o cometa 96P/Machholz. A Lua estará 30% iluminada, o que pode interferir um pouco na observação, mas não impede o espetáculo.
Como assistir?
Melhor horário para observação é após a meia-noite. Para aproveitar ao máximo as chuvas, o ideal é buscar um local escuro, longe das luzes das cidades. A partir da meia-noite até o amanhecer, o céu costuma estar mais propício para a visualização dos meteoros.
Focar nas constelações pode ajudar. Embora os meteoros possam surgir em qualquer ponto do céu, mirar nas regiões das constelações de Capricórnio e Aquário aumenta as chances de avistar os riscos luminosos, explica o Observatório.
O que são, afinal, as chuvas de meteoros? Chuvas de meteoros ocorrem quando diversos fragmentos espaciais, geralmente deixados por cometas, entram na atmosfera terrestre. O atrito gera brilho e calor, criando o efeito conhecido como “estrela cadente”.
Deixe um comentário