Mundo

França vai reconhecer Estado da Palestina na ONU, anuncia Macron

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira (24) que seu país reconhecerá oficialmente o Estado da Palestina, tornando-se o primeiro membro do G7 a tomar a decisão e aplicando a Israel seu maior revés diplomático desde o início da guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza, em outubro de 2023.

Macron disse em uma publicação do X que fará o anúncio formal de reconhecimento em setembro, na Assembleia-Geral das Nações Unidas, nos Estados Unidos. Ele publicou a carta que enviou ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, comunicando a decisão.

“Fiel ao seu engajamento histórico por uma paz justa e durável no Oriente Médio, decidi que a França reconhecerá o Estado da Palestina”, disse Macron. “A necessidade urgente de hoje é que a guerra em Gaza termine e que a população civil seja resgatada. A paz é possível.”

O presidente francês voltou a pedir um cessar-fogo imediato, a libertação dos reféns ainda em poder do Hamas e a entrada massiva de ajuda humanitária em Gaza, onde 111 palestinos morreram de fome desde o início da guerra -43 delas, somente nesta semana, de acordo com o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas.

“Também é necessário garantir a desmilitarização do Hamas e reconstruir [o território palestino]”, prosseguiu Macron. “Por fim, precisamos construir o Estado da Palestina e garantir sua viabilidade para que, com sua desmilitarização e reconhecimento pleno de Israel, contribua para a segurança de todo o Oriente Médio. Não há outra alternativa.”

A decisão de Macron amplia a pressão diplomática que os países europeus vem exercendo sobre Israel -ainda que não tenham, por enquanto, colocado em questão as exportações de armas e cooperação militar com Tel Aviv. O maior fiador do Estado judaico no mundo, os EUA, também não mostram sinais de que pretendem se distanciar do principal aliado no Oriente Médio.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

EUA saem em defesa doe Musk e criticam investigação criminal contra X

“Os governos democráticos devem permitir que todas as vozes sejam ouvidas, e...

Mundo

Sobe para 19 o número de mortos em queda de avião no Bangladesh

Subiu para 19 o número de mortos após a queda de uma...

Mundo

o invisível que alimenta IA

No dia 11 de junho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

Mundo

Putin prepara ataque com 2 mil drones contra a Ucrânia, revela jornal

Vladimir Putin estaria planejando lançar uma ofensiva em massa com 2 mil...