Mundo

Ofensiva de presidente da Nvidia na China consolida país como mercado importante para empresa

O magnata à frente da empresa mais valiosa do mundo chegou a Pequim para um evento na semana passada, apenas alguns dias depois de se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e anunciar que a gigante da inteligência artificial poderia mais uma vez vender seus chips H20 na China, após uma proibição dos EUA em abril por questões de segurança nacional.

A empresa de Huang está na mira de uma guerra comercial entre os EUA e a China, que ameaça destruir as cadeias de suprimentos à medida que os dois países lutam pelo domínio global da IA e de outras tecnologias de ponta, ameaçando os negócios de US$17 bilhões da Nvidia na China.

Embora Huang pareça estar navegando bem em uma delicada corda bamba entre Pequim e Washington, a empresa continua sujeita aos altos e baixos das tensões sino-americanas, disseram analistas.

“A visita de Jensen Huang teve como objetivo demonstrar o compromisso da Nvidia com o mercado chinês”, disse Lian Jye Su, analista-chefe da empresa de pesquisa tecnológica Omdia. “No entanto, esse compromisso deve ser equilibrado com as possíveis preocupações do governo dos EUA sobre o aprofundamento dos laços com a China.”

Huang descreveu os modelos de IA das empresas chinesas DeepSeek, Alibaba e Tencent como “de classe mundial” e seus compromissos oficiais incluíram uma reunião “maravilhosa” com o czar do comércio chinês e vice-primeiro-ministro He Lifeng e um encontro pessoal com o ministro do Comércio, Wang Wentao. A demanda por chips H20 aumentou na China após o lançamento dos modelos DeepSeek em janeiro.

“A Nvidia ainda precisará ver a maré com clareza e aproveitá-la no momento certo para maximizar os benefícios disponíveis. Mas o que é bom para a empresa, acho que ela tem um CEO que é muito bom em fazer isso”, disse Tilly Zhang, analista de tecnologia da Gavekal Dragonomics.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

China alerta para risco de espionagem em objetos trazidos do exterior

O Ministério da Segurança do Estado da China emitiu nesta segunda-feira (22)...

Mundo

Ações ligadas a criptomoedas avançam após Trump assinar lei de stablecoins

O projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Representantes por 308...

Mundo

Avião faz “manobra agressiva” para não colidir com bombardeiro nos EUA

Um avião regional da Delta, operado pela SkyWest Airlines, que estava voando...

Mundo

Aliada da Meta planeja 1º datacenter em Porto Alegre no pós-enchente

Manda um Zap x Faz um Pix. O Pix é um dos...