Mundo

Precisamos falar do impacto da IA nas crianças

Um novo relatório publicado pela Internet Matters traça um diagnóstico da situação e revela os desafios que temos pela frente. Embora o estudo tenha sido conduzido no Reino Unido, seus dados nos ajudam a entender que precisamos debater agora o uso de IA por crianças para criar um futuro que seja ética, emocional e cognitivamente seguro.

Um dos alertas do estudo é a confiança excessiva das crianças nas respostas dos chatbots com IA. Mais da metade (51%) acredita que os conselhos recebidos são verdadeiros. E o mais preocupante: 40% disseram não ver problema em seguir essas orientações, enquanto 36% nem sabem se deveriam se preocupar com isso.

Outro fator ainda mais preocupante é o envolvimento afetivo com a máquina. Uma em cada oito crianças (12%) que usam chatbots com IA utilizam o serviço porque não têm ninguém mais com quem conversar. O número sobe para quase um quarto (23%) entre crianças em situação de vulnerabilidade. Se antes as crianças buscavam refúgio de uma infância solitária em jogos e redes sociais, agora a IA aparece como uma alternativa mais encantadora.

Não podemos repetir com a IA o mesmo erro que cometemos com as redes sociais: deixar que crianças explorem, sozinhas, tecnologias que sequer foram desenhadas para elas. Assim como o relatório da Internet Matters, a UNICEF publicou um documento argumentando que, embora a promessa de benefícios seja grande, não devemos deixar que isso ofusque os riscos para toda uma geração.

Enquanto as regulações ainda engatinham, não podemos esperar. Precisamos debater e agir para mitigar os riscos presentes e futuros, que envolvem todos os atores da sociedade.

As plataformas devem ser cobradas para adotar um design centrado na segurança infantil; as escolas precisam integrar a alfabetização em IA nos currículos; e pais e responsáveis devem mostrar as limitações da tecnologia e, principalmente, a necessidade de buscar apoio real. Proteger a infância na era da IA é agir antes que a negligência vire padrão de um código de computador.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Vitória de Meta e TikTok força Europa a mudar ‘taxação’ de Big Techs

“Contagem dupla” e liberação de pagamento para quem tiver prejuízo. Essas são...

Mundo

NASA anuncia possível sinal de vida antiga em Marte

Descobrimos “comida de micróbios marcianos”, mas não os próprios micróbios marcianos. Mas...

Mundo

Assassinato de refugiada ucraniana choca Estados Unidos; o que aconteceu?

Nos últimos dias, o nome de Iryna Zarutska tomou conta da imprensa...

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (10)? Veja calendário lunar de setembro de 2025

Lua crescente – 31 de agosto, às 3h25 Lua cheia – 7...