Mundo

Imagens mostram crianças em Gaza desesperadas por comida; veja

Imagens recentes divulgadas nas redes sociais voltaram a expor a grave crise humanitária que atinge a Faixa de Gaza. No vídeo, compartilhado com a legenda irônica “Bom dia de Gaza”, crianças aparecem amontoadas atrás de grades e arames, segurando panelas e baldes na esperança de conseguir algum alimento para levar para casa. A cena evidencia a escassez extrema de comida e o desespero da população local.

Assista ao vídeo na galeria acima

A maioria dos que aparecem na fila são menores de idade. Embora não apresentem ferimentos visíveis, os rostos cobertos de poeira e as mãos escurecidas pelo chão revelam as condições precárias em que vivem. A presença esporádica de adultos mostra que, em muitos casos, é às crianças que recai a missão de buscar sustento em meio ao caos.

A situação alimentar em Gaza continua alarmante. De acordo com um relatório publicado há três dias pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o acesso a itens básicos continua extremamente difícil e arriscado. A desnutrição severa cresce, principalmente entre crianças. Segundo o Programa Mundial de Alimentos, uma em cada três pessoas na região passa dias sem comer. No último dia 8 de julho, um bebê de apenas sete meses morreu por subnutrição.

A crise humanitária também se estende à área da higiene. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários informou que, desde o dia 4 de julho, cerca de 80% das instalações de saneamento e banho estão localizadas em áreas ocupadas por forças israelenses ou em zonas sob ordens de evacuação.

A guerra em curso foi deflagrada após os ataques do Hamas ao sul de Israel, em 7 de outubro de 2023. Desde então, a ofensiva israelense provocou mais de 58 mil mortes, a destruição generalizada de infraestrutura na Faixa de Gaza e a expulsão forçada de centenas de milhares de civis.
 

A União Europeia anunciou um acordo com Israel para ampliar a ajuda humanitária em Gaza. O plano inclui novos pontos de entrada, envio de alimentos, medicamentos e combustível, proteção a trabalhadores humanitários e reparo de infraestruturas essenciais. A medida deve entrar em vigor nos próximos dia

Notícias ao Minuto | 11:30 – 10/07/2025

 

 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Israel proíbe atuação de 37 ONGs na Faixa de Gaza, incluindo Médicos Sem Fronteiras

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo de Israel vai proibir a...

Mundo

Surto de síndrome de Guillain-Barré na Índia gera preocupações mundiais

Pune, uma grande cidade no oeste da Índia, tem testemunhado um número...

Mundo

Dez anos após fim da política de filho único, ‘sonho chinês’ de nação rejuvenescida ainda não se realizou

VICTORIA DAMASCENOPEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – Por mais de 35 anos os casais...

Mundo

Regime iraniano promete resposta firme contra protestos no país; prédio de governador é atacado no sul

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O escritório de um governador local na...