Mundo

Kremlin responde a ameaça de Trump com ironia: “A Rússia não se importa”

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, ironizou nesta terça-feira (15) as recentes ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu impor tarifas de 100% caso Moscou não chegue a um acordo de paz com a Ucrânia em até 50 dias.

“Trump lançou um ultimato teatral ao Kremlin. O mundo tremeu, esperando as consequências. A Europa beligerante ficou desapontada. A Rússia não se importou”, escreveu Medvedev, que também já presidiu o país, em sua conta na rede X (antigo Twitter).

As declarações do líder russo são uma resposta à fala de Trump na segunda-feira (14), durante um pronunciamento na Casa Branca ao lado do novo secretário-geral da Otan, o holandês Mark Rutte. O presidente norte-americano afirmou estar “desapontado” com Vladimir Putin e criticou a falta de avanços nas negociações para encerrar o conflito.

“Se não houver um acordo dentro de 50 dias, é muito simples: as tarifas serão de 100%, ponto final”, afirmou Trump. Ele também anunciou que a Otan irá adquirir armamentos dos Estados Unidos para repassá-los à Ucrânia.

Apesar de afirmar que mantém conversas “muito agradáveis” com o presidente russo, Trump minimizou qualquer expectativa. “Não significam nada, porque Moscou continua atacando a Ucrânia. O comércio é uma ótima forma de resolver guerras”, afirmou. Questionado sobre o risco de a Rússia escalar o confronto com os EUA, foi direto: “Nem me venham com essa conversa”.

União Europeia critica prazos dos EUA

A reação de Trump também gerou repercussão em Bruxelas. A alta-representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Kaja Kallas, considerou positivo o endurecimento da posição dos EUA, mas criticou o tempo dado a Moscou.

“É bom ver que o presidente Trump demonstrou firmeza. Mas 50 dias é um prazo longo demais. Inocentes continuam morrendo todos os dias”, declarou ela após reunião ministerial na capital belga.

A guerra entre Rússia e Ucrânia completa mais de três anos, com ofensivas intensificadas neste verão europeu. Desde o início da invasão, em fevereiro de 2022, o Kremlin tem rejeitado sucessivas propostas de cessar-fogo feitas por Kiev e Washington.

Presidente dos Estados Unidos deu prazo de 50 dias para um cessar-fogo

Rafael Damas | 12:36 – 14/07/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Israel proíbe atuação de 37 ONGs na Faixa de Gaza, incluindo Médicos Sem Fronteiras

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo de Israel vai proibir a...

Mundo

Surto de síndrome de Guillain-Barré na Índia gera preocupações mundiais

Pune, uma grande cidade no oeste da Índia, tem testemunhado um número...

Mundo

Dez anos após fim da política de filho único, ‘sonho chinês’ de nação rejuvenescida ainda não se realizou

VICTORIA DAMASCENOPEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – Por mais de 35 anos os casais...

Mundo

Regime iraniano promete resposta firme contra protestos no país; prédio de governador é atacado no sul

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O escritório de um governador local na...