Mundo

Cadê o motorista? Caminhão de três eixos dirige sozinho no ES

A Lume trabalha em projetos desafiadores, como o projeto de um caminhão autônomo, elétrico e sem cabine. A carreta testada na ArcelorMittal tem sua dose de complicação particular, devido a dois motivos:

  • carga pesada: o peso afeta a dinâmica do veículo que não pode, por exemplo, frear de uma vez sem afetar o equilíbrio de toda a composição;
  • três eixos: os vários sensores instalados no veículo fazem as vezes dos olhos do motorista e são responsáveis por criar um mapa 3D do entorno; por meio dele, o caminhão planeja por onde vai passar e faz o controle do movimento; possuir três eixos exige um controle adicional.

Imagem

O teste fazia parte de uma prova de conceito, pois a ArcelorMittal avalia se usará os caminhões autônomos na planta —a frota operando por lá é de 20 veículos.

O projeto contou com a participação da Vix Logística e foi financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Se entrar em operação, será o primeiro caminhão de três eixos a rodar sem motorista no mundo, ainda que em ambiente privado e longe dos olhos do público. Outra expectativa em torno da Lume é que a empresa promete para 2027 uma fábrica. De lá, sairá o caminhão elétrico, autônomo e sem cabine.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Israel aumenta pressão no sul do Líbano e mata 3 em novos ataques

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Três pessoas morreram neste sábado (8) em...

Mundo

Rússia mata três pessoas em ataque com drones e mísseis na Ucrânia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Rússia lançou um ataque com drones...

Mundo

Gatonet números

Um administrador da marca BTV Box relatou sobre as vendas no Brasil...

Mundo

Mulher atira bebida quente em gerente do McDonald’s nos EUA; vídeo

Uma mulher jogou uma bebida quente em uma funcionária de um McDonald’s...