Mundo

LinkedIn contrariou regra do TSE ao liberar anúncio proibido em 2024

Nas eleições municipais do ano passado, o TSE criou regras para o uso da IA e proibiu as deepfakes, fotos e vídeos que mudam aparência e voz das pessoas, e os chatbots que se passavam por candidatos. Dessa vez, a preocupação é ainda maior com as deepfakes, graças ao avanço de ferramentas de IA cada vez mais potentes.

O efeito Veo 3 [2]… Já o Congresso está atualizando o Código Eleitoral. Na semana passada, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do projeto de lei complementar que promove as mudanças, aceitou a emenda que proíbe candidatos de criar ou postar imagens ou vídeos feitos com IA que simulam pessoais reais. Proposta pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), a medida barraria publicações que inundaram a internet brasileira depois da liberação do Veo 3, ferramenta do Google.

Musk de volta ao X e o funcionário exemplar

Linda Yaccarino, ex-CEO do X (ex-Twitter) Imagem: Foto: Sikarin Thanachaiary/World Economic Forum/Divulgação

Esse era meu patrão… Recém-apeado do governo Donald Trump, Elon Musk está de volta à chefia do X. Se a saída do governo norte-americano foi decisão dele, o retorno à rede social é um tapa-buraco que não estava no horizonte. Linda Yaccarino renunciou à presidência-executiva do ex-Twitter após dois anos no cargo. Ela chegou para estancar a fuga de grandes marcas, mas não teve vida fácil. Lidou com as constantes ofensas feitas por Musk a potenciais anunciantes, com a aposta em uma IA errática e com o desprestígio corporativo quando o X foi incorporado ao xAI ?a transação avaliou a rede social em US$ 33 bilhões, abaixo, portanto, dos US$ 44 bilhões pagos pelo X em 2022 e colocou a experiente Yaccarino abaixo de executivos de uma empresa criada há menos de dois anos.

Esse é meu patrão… Nem bem voltou, Musk já tem um forte candidato a funcionário do mês: é o Grok 4, nova versão da inteligência artificial da xAI. Em sua nova vida como um chatbot dotado de raciocínio, o Grok 4 consulta posts de Musk antes de responder questões complexas, como “Deveríamos colonizar Marte?”, “Quem você apoia no conflito Israel e Palestina?” e “Quem você apoia nas eleições para a prefeitura de NY?”. Fazendo o advogado do diabo: okay, na hora de vasculhar a internet em busca de uma resposta, o Grok dá um peso maior para posts do X, no qual Musk é um dos maiores usuários.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Acelerador de partículas frias testará várias teorias pela primeira vez

É um feito que permitirá estudar em laboratório fenômenos astrofísicos hoje puramente...

Mundo

Pai deixa filho sozinho em carro roubado para sair e beber na Espanha

A Polícia Nacional da Espanha se deparou com uma situação inusitada no...

Mundo

Meta vai investir ‘bilhões’ para criar superinteligência artificial

A Meta ficou para trás na IA generativa, dominada pela OpenAI desde...

Mundo

Bateria com separador de madeira dura 60% mais e não pega fogo

O separador finíssimo, feito de lignina, suporta temperaturas três vezes mais altas,...