Mundo

Rússia lança 600 drones e 26 mísseis em ataque massivo à Ucrânia

A Ucrânia informou neste sábado (12) que a Rússia lançou quase 600 drones e disparou 26 mísseis de cruzeiro contra seu território. Apesar de conseguir interceptar mais da metade dos artefatos, os ataques deixaram dois mortos e 20 feridos.

“Foram usados 623 armamentos aéreos”, anunciou o Exército ucraniano, detalhando que o ataque incluiu 597 drones e 26 mísseis. Segundo as Forças Armadas da Ucrânia, cerca de 344 desses dispositivos foram derrubados — incluindo 319 drones e 25 mísseis — conforme divulgado pela agência Europa Press.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou a nova onda de ataques russos, que atingiram desde Kharkiv e Sumy, no leste do país, até Leópolis e Bucovina, no oeste, próxima à fronteira com a Romênia.

Em publicação na rede social X, citada pela agência France-Presse (AFP), Zelensky afirmou que a defesa aérea conseguiu interceptar mais de 20 mísseis e a maioria dos drones. No entanto, alguns projéteis atingiram “infraestruturas civis e edifícios residenciais”.

Um dos ataques matou dois civis em Chernivtsi, na região de Bucovina. Zelensky reforçou a necessidade de novas sanções contra a Rússia e pediu mais sistemas de defesa aérea para proteger o país.

Do lado russo, o Ministério da Defesa declarou ter interceptado 33 drones ucranianos durante a madrugada. “Durante a noite, nossos sistemas de defesa aérea destruíram e interceptaram 33 veículos aéreos não tripulados ucranianos”, informou o órgão em comunicado oficial.

De acordo com o ministério, 16 drones foram abatidos na região de Briansk, cinco no Mar Negro, quatro na Crimeia, três em Rostov, dois em Kursk e um nas regiões de Voronezh, Krasnodar e Mar de Azov.

A Ucrânia tem intensificado ataques aéreos quase diários contra o território russo, enquanto a Rússia continua bombardeando cidades ucranianas em meio à guerra iniciada em fevereiro de 2022.

Em discurso na Coreia do Norte, Sergei Lavrov afirmou que soldados norte-coreanos lutaram ao lado das forças russas na reconquista da região de Kursk. Esta é a primeira confirmação oficial do Kremlin sobre a presença militar de Pyongyang no conflito contra a Ucrânia

Notícias ao Minuto | 06:00 – 12/07/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Corte de combustível causou queda da Air India: quem desligou os motores?

Um corte no fornecimento de combustível aos motores foi a causa da...

Mundo

Robô guiado por IA realiza cirurgia em humano pela 1ª vez na história

Robô giuado por IA realizou uma remoção de vesícula biliar em um...

Mundo

Tiroteio perto de ponto de ajuda em Gaza deixa ao menos 24 mortos

Pelo menos 24 palestinos morreram neste sábado (12) em um tiroteio próximo...

Mundo

Como sabemos do que o Sol é feito, se ninguém nunca foi até lá?

Recentemente, um vídeo no TikTok chamou atenção ao questionar algo que, à...