Mundo

Rússia confirma atuação de tropas norte-coreanas na guerra da Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, reconheceu neste sábado (12) que soldados da Coreia do Norte atuaram ao lado das tropas russas na guerra contra a Ucrânia. Em um discurso feito na cidade de Wonsan, no sudeste do território norte-coreano, Lavrov afirmou que os militares norte-coreanos participaram da retomada da região de Kursk, descrita por ele como uma “libertação dos nazistas ucranianos”.

“Soldados do Exército Popular da Coreia, junto com os nossos, derramaram sangue e entregaram suas vidas para libertar a região de Kursk”, declarou Lavrov. O ministro chamou o gesto de “prova da irmandade inquebrável” entre Moscou e Pyongyang.

A presença de tropas norte-coreanas na guerra da Ucrânia já era alvo de especulação de governos ocidentais e da Coreia do Sul, mas esta foi a primeira vez que um alto representante do Kremlin confirmou oficialmente a atuação militar de Pyongyang no conflito.

A cidade de Kursk, situada no oeste da Rússia, havia sido parcialmente ocupada por forças ucranianas durante uma ofensiva surpresa em agosto de 2024. Após meses de combates, Moscou anunciou a reconquista da região em abril deste ano.

Durante o encontro diplomático, a chanceler norte-coreana Choi Son-hee reforçou o apoio incondicional de seu país à campanha militar russa e à integridade territorial da Rússia. “Essa é uma escolha estratégica da Coreia do Norte em defesa da justiça internacional contra as maquinações imperialistas”, afirmou Choi, segundo a agência russa Interfax.

Ela também destacou o desejo de “expandir e desenvolver ainda mais a amizade e a cooperação entre os dois países”, classificando os atuais vínculos diplomáticos como uma “cooperação inquebrável”.

A visita de Lavrov à Coreia do Norte segue até domingo (13) e ocorre em meio a uma rodada de consultas políticas entre os dois governos. Na sexta-feira (12), o ministro russo prometeu, antes de embarcar em Kuala Lumpur, que Moscou protegerá a Coreia do Norte contra “provocações externas”.

Os laços militares entre Rússia e Coreia do Norte se estreitaram após a assinatura de um tratado de parceria estratégica em 2024, que inclui uma cláusula de defesa mútua. De acordo com o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul, cerca de 15 mil soldados norte-coreanos já foram enviados à Ucrânia para apoiar as tropas russas. As estimativas apontam pelo menos 4.700 baixas, incluindo aproximadamente 600 mortes.

“Não sei, Putin fala muita bobagem para a gente. Quer saber a verdade? Ele é sempre muito gentil, mas no fim não significa nada”, disse Trump ao voltar a sinalizar insatisfação com a Rússia

Folhapress | 13:45 – 11/07/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Brasileira está desaparecida em Portugal há mais de 20 dias

Francisca Maria Santos, natural do Maranhão, está desaparecida desde 20 de junho....

Mundo

Startup de Musk pede desculpas por elogios a Hitler no Grok

Após uma atualização em 7 de julho, o chatbot, em algumas de...

Mundo

Corte de combustível causou queda da Air India: quem desligou os motores?

Um corte no fornecimento de combustível aos motores foi a causa da...

Mundo

Robô guiado por IA realiza cirurgia em humano pela 1ª vez na história

Robô giuado por IA realizou uma remoção de vesícula biliar em um...