Mundo

Gravação revela que Trump ameaçou ‘bombardear Moscou’ em campanha de 2024

Nesta quarta-feira (9), a rede norte-americana CNN revelou que Donald Trump disse em uma reunião privada, com doadores para sua campanha presidencial no ano passado, que certa vez tentou impedir o presidente russo Vladimir Putin de atacar a Ucrânia ameaçando “bombardear Moscou” em retaliação.

A rede de notícias destacou que as declarações constam em fitas gravadas que tiveram acesso: “Com Putin, eu disse: ‘Se vocês entrarem na Ucrânia, vou bombardear Moscou. Estou dizendo que não tenho escolha’”, disse Trump durante um evento de arrecadação de fundos em 2024, de acordo com o áudio. “E aí [Putin] disse: ‘Não acredito em você’. Mas ele acreditou 10% em mim”.

Além disso, Trump tambem teria afirmado que mandou um recado semelhante ao presidente chinês Xi Jinping sobre uma possível invasão de Taiwan, dizendo-lhe que os EUA bombardeariam Pequim em resposta. “Ele achou que eu era louco”, disse Trump sobre Xi, antes de observar que “nunca tivemos problemas”.

A CNN revelou ainda que as gravações de eventos de arrecadação de fundos de 2024 aconteceram em Nova York e na Flórida e que a série de fitas de áudio foram obtidas por Josh Dawsey, Tyler Pager e Isaac Arnsdorf.

Durante um evento de arrecadação de fundos, Trump se gabou de pressionar aliados ricos a doar dezenas de milhões de dólares para sua campanha. Em outro momento, ele previu os esforços de seu governo para deportar estudantes manifestantes, além de relatar suas conversas com líderes estrangeiros.

A campanha de Trump se recusou a comentar o conteúdo das fitas.

Vale lembrar que durante a campanha presidencial, Trump criticou Joe Biden e disse, que se eleito, que iria acabar com a guerra entre a Rússia e Ucrânia em poucos dias. Os conflitos se intensificaram depois e ainda estão decorrendo.

Tensões entre Rússia e Ucrânia

Nesta terça-feira (9), Trump expressou novamente a frustração com a resistência de Putin a um acordo de paz, reclamando que o líder russo estava jogando “um monte de besteira” nos EUA.

“Não estou satisfeito com Putin“, disse ele durante uma reunião de gabinete. “Estou muito descontente com eles.”

Leia Também: Taiwan inicia maior exercício militar com simulação de ataque da China

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Ataque terrorista? Tiroteio em Jerusalém faz, pelo menos, cinco mortos

Nesta segunda-feira (8), cinco pessoas morreram em um tiroteio em Jerusalém, Israel,...

Mundo

Advogado chamado Mark Zuckerberg processa Meta por cancelar contas

É como comprar um outdoor na beira da estrada, pagar as pessoas...

Mundo

Trump se irrita e manda jornalista se calar: “É de segunda categoria”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sempre cria momentos controversos com...

Mundo

5G ainda não deu retorno, e operadoras adotam cautela com 5.5G no país

“À medida que acharmos que cabe no Brasil o 5.5G com uma...