Economia

G7 aceita isentar multinacionais americanas do imposto mínimo global

Os países do G7 anunciaram neste s´bado (27) a intenção de isentar multinacionais americanas do imposto mínimo global, alegando que essas empresas já são tributadas nos Estados Unidos.

Segundo comunicado divulgado pelo grupo, o entendimento foi possível após as “recentes mudanças propostas no regime tributário internacional dos EUA”, previstas no projeto de lei do megaorçamento do presidente Donald Trump, ainda em análise no Senado americano.

Pelo novo modelo, as multinacionais dos Estados Unidos estariam sujeitas a um “sistema justaposto”, que, segundo o G7, ajudaria a “avançar na estabilização do sistema tributário internacional” e também a preservar “a soberania fiscal de todos os países”.

O imposto mínimo global de 15% foi negociado sob coordenação da OCDE e concluído em 2021, com a adesão de quase 140 países. O acordo tem dois pilares — e o segundo é justamente a cobrança dessa alíquota mínima para multinacionais. A medida foi duramente criticada por Trump.

A decisão sobre isentar ou não as empresas americanas desse imposto caberá à OCDE. “Esperamos chegar rapidamente a uma solução que seja aceitável e viável para todos”, diz o comunicado do G7.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou na última quinta-feira que o novo acordo “defende os interesses americanos” e será finalizado com os demais países do G7. Ele também pediu aos parlamentares que retirem do texto do projeto de Trump uma cláusula que autoriza o governo a impor impostos a empresas estrangeiras cujos países adotem tributos considerados injustos contra companhias americanas.

Essa cláusula, vista por analistas como uma medida retaliatória, gerou preocupação em vários setores, que alertam para o risco de desincentivo ao investimento estrangeiro nos Estados Unidos.

Leia Também: Chuvas e inundações no Paquistão deixam 40 mortos, incluindo 18 crianças

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Dólar abre em leve alta na véspera de decisões do Banco Central e do Fed

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O dólar abriu com uma leve alta...

Economia

Embraer assina contrato com Holanda para fornecer Sistema de Evacuação Aeromédica –

A Embraer informou nesta terça-feira, 17, que assinou um contrato com a...

Economia

Aposentados do INSS descobrem débitos automáticos indevidos no benefício

(FOLHAPRESS) – Após o escândalo das fraudes dos descontos de associações e...

Economia

Em leilão, governo concede 19 novas áreas para exploração de petróleo na Foz do Amazonas

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A ANP (Agência Nacional do Petróleo,...