Mundo

EXCLUSIVO-Novo CEO da Intel avalia mudança em negócio de fabricação de chips

Desde que assumiu o comando da empresa em março, Tan agiu rapidamente para cortar custos e encontrar um novo caminho para reanimar a fabricante norte-americana de chips. Em junho, ele começou a verbalizar que um processo de fabricação no qual o ex-presidente-executivo Pat Gelsinger apostou fortemente, conhecido como 18A, estava perdendo seu apelo para novos clientes, disseram as fontes.

Para desconsiderar as vendas externas do 18A e de sua variante 18A-P, processos de fabricação cujo desenvolvimento custou bilhões de dólares à Intel, a empresa teria que fazer uma baixa contábil, disse uma das pessoas familiarizadas com o assunto. Analistas do setor contatados pela Reuters disseram que tal cobrança poderia representar uma perda de centenas de milhões, senão bilhões, de dólares.

A Intel se recusou a comentar sobre tais “cenários hipotéticos ou especulações de mercado”. A empresa afirmou que o principal cliente do 18A é a própria Intel há muito tempo e que pretende aumentar a produção de seus chips para laptop “Panther Lake” no final de 2025, os quais chamou de os processadores mais avançados já projetados e fabricados nos Estados Unidos.

Persuadir clientes externos a usar as fábricas da Intel continua sendo fundamental para o seu futuro. Enquanto seu processo de fabricação 18A sofreu atrasos, a tecnologia N2 da rival TSMC está a caminho da produção.

A resposta preliminar de Tan a este desafio: concentrar mais recursos no 14A, um processo de fabricação de chips de próxima geração no qual a Intel espera ter vantagens sobre a TSMC, disseram as duas fontes. A mudança faz parte de uma estratégia para atrair grandes clientes como a Apple e a Nvidia, que atualmente pagam para a TSMC fabricar seus chips.

Tan encarregou a empresa de preparar opções para discussão com o conselho da Intel quando o colegiado se reunir ainda este mês, incluindo a possibilidade de interromper a comercialização do 18A a novos clientes, disse uma das duas fontes. O conselho pode não tomar uma decisão sobre o 18A até uma reunião subsequente no outono no hemisfério norte devido à complexidade do assunto e ao enorme volume de dinheiro em jogo, disse uma fonte.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Bateria de lítio metálico carrega em 12 minutos e dá autonomia de 800km

Pesquisadores podem ter aberto uma nova era na tecnologia de baterias para...

Mundo

Em dia de posse de novo premiê, protestos se espalham pela França

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Sébastien Lecornu tomou posse às 12h de Paris...

Mundo

Vitória de Meta e TikTok força Europa a mudar ‘taxação’ de Big Techs

“Contagem dupla” e liberação de pagamento para quem tiver prejuízo. Essas são...

Mundo

NASA anuncia possível sinal de vida antiga em Marte

Descobrimos “comida de micróbios marcianos”, mas não os próprios micróbios marcianos. Mas...