Mundo

Observatório no Chile revela 2 mil asteroides em 10 horas

O observatório detectou mais de 2.100 asteroides nunca antes vistos em 10 horas, concentrando-se em uma pequena área do céu visível. Seus pares terrestres e espaciais descobrem, no total, cerca de 20.000 asteroides por ano.

O’Mullane disse que o observatório permitirá que os astrônomos coletem grandes quantidades de dados rapidamente e façam descobertas inesperadas.

“Em vez das habituais duas observações e da redação de um artigo acadêmico. Não, eu lhe darei um milhão de galáxias, um milhão de estrelas ou até mesmo um bilhão, porque nós as temos: 20 bilhões de medições de galáxias”, afirmou ele.

O nome do centro é uma homenagem à astrônoma norte-americana Vera C. Rubin, pioneira na descoberta de provas conclusivas da existência de grandes quantidades de material invisível conhecido como matéria escura.

A cada noite, o Rubin fará cerca de 1.000 imagens do céu do hemisfério sul, permitindo que ele cubra todo o céu do sul a cada três ou quatro noites. Os céus mais escuros sobre o árido deserto do Atacama fazem do Chile um dos melhores lugares do mundo para a observação astronômica.

“O número de alertas que o telescópio enviará todas as noites é equivalente às caixas de entrada de 83.000 pessoas. É impossível que alguém dê uma olhada em cada um deles”, disse o astrofísico Francisco Foster.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Luz esculpida com som impactará das telas comuns à holografia 3D

Um dispositivo em nanoescala usa som para esculpir a luz, abrindo caminho...

Mundo

Quem era Charlie Kirk, o aliado de Trump morto a tiro em evento?

Charlie Kirk, um conhecido ativista ultraconservador norte-americano, morreu esta quarta-feira (10), após...

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (11)? Veja calendário lunar de setembro de 2025

Lua crescente – 31 de agosto, às 3h25 Lua cheia – 7...

Mundo

Casa Branca ameaça e fala de uso de “poder militar” contra Brasil

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou...