Mundo

Observatório no Chile revela 2 mil asteroides em 10 horas

O observatório detectou mais de 2.100 asteroides nunca antes vistos em 10 horas, concentrando-se em uma pequena área do céu visível. Seus pares terrestres e espaciais descobrem, no total, cerca de 20.000 asteroides por ano.

O’Mullane disse que o observatório permitirá que os astrônomos coletem grandes quantidades de dados rapidamente e façam descobertas inesperadas.

“Em vez das habituais duas observações e da redação de um artigo acadêmico. Não, eu lhe darei um milhão de galáxias, um milhão de estrelas ou até mesmo um bilhão, porque nós as temos: 20 bilhões de medições de galáxias”, afirmou ele.

O nome do centro é uma homenagem à astrônoma norte-americana Vera C. Rubin, pioneira na descoberta de provas conclusivas da existência de grandes quantidades de material invisível conhecido como matéria escura.

A cada noite, o Rubin fará cerca de 1.000 imagens do céu do hemisfério sul, permitindo que ele cubra todo o céu do sul a cada três ou quatro noites. Os céus mais escuros sobre o árido deserto do Atacama fazem do Chile um dos melhores lugares do mundo para a observação astronômica.

“O número de alertas que o telescópio enviará todas as noites é equivalente às caixas de entrada de 83.000 pessoas. É impossível que alguém dê uma olhada em cada um deles”, disse o astrofísico Francisco Foster.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (14)? Veja calendário lunar de novembro 2025

Durante o ciclo lunar A Lua crescente sucede a nova e representa...

Mundo

Giromorfo, o estranho material que vai impulsionar os computadores de luz

Este sujeito de nome estranho pode se tornar o personagem principal na...

Mundo

Tubarão-branco gigante retorna à costa dos EUA após migração ao Canadá

O maior tubarão-branco macho monitorado no oceano Atlântico voltou à costa dos...

Mundo

Robô humanoide russo leva tombo e cai de cara no chão em apresentação

Carregando player de áudio Robô humanoide da Rússia leva tombo durante apresentação...