Mundo

“Soldado?” Trump se comove com jornalista ucraniana com marido na guerra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostrou comovido, nesta quarta-feira, com a história de uma jornalista ucraniana cujo marido é soldado. Em resposta, ele chegou a prometer a possibilidade de fornecer mais sistemas antiaéreos americanos Patriot à Ucrânia.

O momento ocorreu durante uma coletiva de imprensa paralela à cúpula da OTAN, realizada em Haia, quando a repórter se apresentou como correspondente da BBC News Ucrânia.

“De onde você é?”, perguntou Trump.
“Sou da Ucrânia”, respondeu a jornalista, questionando em seguida se os Estados Unidos estariam dispostos a vender sistemas de mísseis antiaéreos Patriot, já que a Rússia segue atacando o país.
Trump a interrompeu:

“Você está morando na Ucrânia agora?”
“Meu marido está lá. Eu estou em Varsóvia com as crianças”, disse a repórter.
“Seu marido é soldado?”
“É”, confirmou ela.
“É uma situação difícil, certo? E você é jornalista?”, continuou Trump.
“Sim”, respondeu a repórter.
Depois disso, o presidente norte-americano respondeu à pergunta original sobre os sistemas de defesa Patriot:

“A Ucrânia quer obter os sistemas antimísseis, os chamados Patriot. Vamos ver se conseguimos fornecer alguns. Eles são difíceis de conseguir, nós também precisamos. Estávamos fornecendo para Israel, e são muito eficazes — 100% eficazes. E os ucranianos querem isso mais do que qualquer outra coisa, como você sabe”, declarou.
“Foi uma ótima pergunta. Desejo muita sorte a você. Percebo o quanto isso mexe com você. Por favor, mande um ‘olá’ para o seu marido, está bem? Obrigado”, finalizou Trump.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou nesta quarta-feira que a Ucrânia está pronta para comprar sistemas de defesa aérea norte-americanos, e transmitiu essa posição diretamente a Trump durante a cúpula da OTAN.

Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), feita após o encontro com o líder americano — descrito como “bom” —, Zelensky afirmou ter discutido com Trump a proteção do povo ucraniano:

“Antes de tudo, a compra de sistemas de defesa aérea americanos para proteger nossas cidades, nosso povo, igrejas e infraestrutura. A Ucrânia está pronta para comprar esse equipamento e apoiar os fabricantes de armas dos EUA”, escreveu.
Zelensky também disse ter compartilhado com Trump “os fatos sobre o que realmente está acontecendo em solo ucraniano”, e garantiu que o presidente russo Vladimir Putin “definitivamente não está vencendo”.

“Obrigado pela reunião e pelo seu apoio. Também agradeço pelas palavras verdadeiramente gentis sobre o nosso povo. Continuaremos trabalhando”, acrescentou Zelensky.
 
No encerramento da cúpula da OTAN, em Haia (Países Baixos), Trump afirmou que pretende conversar com Vladimir Putin sobre a possibilidade de paz na Ucrânia, reconhecendo que encontrar uma solução tem sido mais difícil do que esperava.

Questionado sobre o que tratou na reunião com Zelensky, Trump disse que não discutiram diretamente um processo de paz:

“Só queria saber como ele estava. Correu muito bem”, respondeu.
Apesar de ter prometido no passado que resolveria o conflito “em 24 horas”, Trump admitiu que a guerra na Ucrânia é “mais complicada” do que o conflito entre Israel e Irã.

Trump ainda criticou Putin, afirmando que o presidente russo está “desorientado” e que “precisa pôr fim à guerra, porque pessoas estão morrendo”. Segundo ele, só na semana passada, 7 mil soldados entre os dois lados perderam a vida.

“Os ucranianos são um povo corajoso, que está enfrentando uma batalha muito difícil”, concluiu Trump.

Leia Também: Irã não transferiu urânio enriquecido antes de ataques, dizem EUA



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

O que é a ‘bola de basquete’ nos fios de energia e qual sua importância?

Para quem está no solo, os fios podem parecer óbvios. Mas, do...

Mundo

Miniaturização da Metrologia quer um INMETRO dentro de um chip

Os memoristores podem fornecer valores de resistência elétrica estáveis diretamente relacionados a...

Mundo

Sheikh Hasina, ex-premiê de Bangladesh, é condenada à pena de morte

A ex-primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, foi condenada à pena de morte...

Mundo

Jeff Bezos vai coliderar startup de IA em primeira função operacional desde Amazon, diz NYT

(Reuters) – Jeff Bezos atuará como codiretor executivo de uma nova startup...