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Por que lançamento de táxi robô da Tesla foi a parte mais fácil

Uma expansão tão rápida será extremamente difícil, disseram à Reuters cerca de uma dúzia de analistas do setor e especialistas em tecnologia de veículos autônomos. Esses observadores expressaram uma série de opiniões sobre as perspectivas da Tesla, mas todos advertiram contra a suposição de um lançamento acelerado de táxis autônomos.

Alguns apontaram para as vantagens que a Tesla poderia explorar para ultrapassar rivais, incluindo a Waymo, da Alphabet,, e uma série de empresas chinesas de automóveis e tecnologia. A Tesla tem capacidade de fabricação em massa e foi pioneira em atualizações remotas de software que podem ser usadas para melhorar o sistema de direção sem motorista. A montadora também não usa sensores radar e lidar nos carros como a Waymo e a maioria das rivais utiliza. Em vez disso, a Tesla confia apenas em câmeras e inteligência artificial dos veículos.

“A implementação pode ser muito rápida. Se o software funcionar, o robotáxi da Tesla poderá dirigir em qualquer rua do mundo”, disse Seth Goldstein, analista sênior de ações da Morningstar, alertando que a Tesla ainda está “testando o produto”.

Em Austin, a Tesla lançou um experimento coreografado envolvendo talvez uma dúzia de carros, operando em uma área limitada, com monitores de segurança no banco do passageiro da frente; “teleoperadores” remotos; planos para evitar o mau tempo; e influenciadores pró-Tesla escolhidos a dedo como primeiros passageiros.

Durante anos, Musk disse que a Tesla logo operaria seu próprio serviço de transporte autônomo e também transformaria qualquer Tesla, novo ou usado, em um robotáxi gerador de dinheiro para seus clientes. Isso será “ordens de magnitude” mais difícil do que testar em Austin, disse Bryant Walker Smith, professor de direito da Universidade da Carolina do Sul, focado na regulamentação da condução autônoma.

“É como anunciar: ‘Estou indo para Marte’ e depois, você sabe, ir para Cleveland”, disse Smith.



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