Mundo

Cientistas franceses identificam novo tipo sanguíneo em mulher do Caribe

Uma mulher de origem caribenha, natural da ilha de Guadalupe, foi identificada como a única portadora conhecida de um novo tipo sanguíneo, chamado “Gwada negativo”. O anúncio foi feito pelo Estabelecimento Francês de Sangue (EFS), 15 anos após a coleta da amostra de sangue que levou à descoberta.

A paciente, de 54 anos na época, estava realizando exames de rotina antes de uma cirurgia em Paris, quando um anticorpo incomum foi detectado. De acordo com o EFS, a descoberta foi oficialmente reconhecida em junho deste ano, durante um evento da Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISBT) em Milão. Até então, a ISBT reconhecia 47 sistemas de grupos sanguíneos. O “Gwada negativo” agora é o 48º.

Segundo o biólogo médico Thierry Peyrard, do EFS, recursos limitados em 2011 impediram que a pesquisa avançasse imediatamente. Somente em 2019, com o uso de sequenciamento de DNA de alta precisão, os cientistas conseguiram identificar uma mutação genética que explica o novo tipo sanguíneo. “Ela é, sem dúvida, o único caso conhecido no mundo”, afirmou Peyrard, que também revelou que o tipo sanguíneo foi herdado dos pais da paciente, ambos portadores do gene mutado.

A nomenclatura “Gwada negativo” faz referência às origens da paciente e foi bem recebida pelos especialistas, segundo Peyrard. Agora, o EFS espera encontrar outras pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. “Descobrir novos grupos sanguíneos significa oferecer um nível melhor de cuidado a pacientes com tipos raros”, destacou a agência.

Leia Também: Suposto espião iraniano é preso acusado de planejar ataque terrorista

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Cúpula atrasa início para incluir Lula em ‘foto de família’, na Colômbia

ANA ESTELA DE SOUSA PINTOSANTA MARTA, None (FOLHAPRESS) – Após anunciar de...

Mundo

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 6,7 na costa

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Japão emitiu um alerta de tsunami...

Mundo

Ex-Rei da Espanha confirma em autobiografia que matou irmão adolescente

O ex-rei da Espanha, Juan Carlos, de 87 anos, confirmou em sua...

Mundo

Hamas acredita ter encontrado corpo de Hadar Goldin, morto em 2014

O grupo islâmico Hamas revelou neste sábado acreditar ter encontrado os restos...