Mundo

Escrever com ChatGPT faz mal ao cérebro: ‘Neurônios menos ativos’

Neurônios menos ativos

O estudo contou com 54 participantes, que foram divididos em três grupos de 18 pessoas para produzir redações: usuários do modelo GPT-4o da OpenAI, que funciona no aplicativo ChatGPT, usuários do Google como mecanismo de busca e autores recorrendo apenas ao próprio cérebro, sem auxílio de nenhuma ferramenta externa. Os recrutados incluíram estudantes, cientistas e engenheiros de cinco universidades da região de Boston.

Ao longo de quatro meses, cada participante participou de três sessões de escrita, com todos recebendo as mesmas tarefas. Para cada sessão, os participantes deveriam escolher uma dentre três opções de tema, incluindo assuntos que falam a experiências individuais ou de conhecimento geral, como felicidade, coragem, entusiasmo, arte ou filantropia.

Por meio de encefalogramas, os pesquisadores mediram o seu engajamento e carga cognitivos durante as sessões — ou seja, quanto cada um estava efetivamente envolvido com a tarefa e qual era o esforço mental para processar as informações necessárias para completá-la. No final, 18 dos participantes ainda integraram uma quarta sessão, na qual foram trocados de grupo.

Os exames revelaram “diferenças significativas na conectividade do cérebro”, escreveram os pesquisadores, com reduções sistemáticas de acordo com a quantidade de ajuda externa utilizada pelos autores das redações.

Os participantes que não recorreram a nenhuma ferramenta externa apresentaram o funcionamento cerebral mais forte e bem distribuído. Já os usuários de mecanismos de busca tiveram engajamento moderado, e aqueles que usaram ferramentas de IA demonstraram menor conectividade, sugerindo menos esforço e engajamento.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Apple aumenta preço de assinatura do streaming Apple TV+ para US$12,99 

No plano anual, o preço da assinatura permanece o mesmo, assim como...

Mundo

Milhares de conversas com a Grok, IA do Musk, vazam na busca do Google

Sem o conhecimento dos usuários, porém, essa URL também é disponibilizada para...

Mundo

Quatro girafas diferentes são reconhecidas em reclassificação histórica

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) anunciou o reconhecimento...

Mundo

Por que apareceram ícones de óculos nos stories do Instagram?

Carregando player de áudio Ícone de óculos em stories do Instagram Imagem:...