Mundo

Por que celulares piratas viraram guerra entre Anatel e e-commerces?

Todos os principais comércios eletrônicos assinaram a cautelar, concordando com as medidas, menos Amazon e Mercado Livre. Desde então, empresas e órgão têm lutado nas diferentes esferas da Justiça. De um lado, a Anatel querendo derrubar os sites, pois já acumulam R$ 50 milhões em multas, segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri. E de outro, tem os e-commerces argumentando que tirar as páginas do ar é exagero.

Produtos piratas (ou não homologados) são aqueles que não foram avaliados pela Anatel. Eles são considerados irregulares por não terem passado por testes de segurança, funcionamento e conformidade da agência. O órgão diz que produtos oferecem “riscos sérios à segurança do consumidor e à integridade das redes de telecomunicações”.

A venda desses produtos prejudica fabricantes que atuam legalmente no Brasil. Em tese, muitos desses aparelhos chegam ao Brasil de forma ilegal e são vendidos a preços inferiores, causando uma concorrência desleal com empresas oficiais que pagam imposto, fornecem assistência técnica e garantia para os aparelhos.

A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) estima que 13% do mercado de celulares no país é irregular. “O porcentual ainda é muito alto. O ideal seria que esse número caísse para algo em torno de 5%”, disse Humberto Barbato, presidente-executivo da Abinee, em evento realizado em maio.

O que dizem as plataformas de comércio eletrônico

Mercado Livre diz que atua ativamente para remover anúncios de aparelhos não homologados e que luta contra fraudes “tende a zero”. Segundo François Martins, diretor de Relações Governamentais do Mercado Livre, na última fiscalização da Anatel em centros de distribuição da empresa foram achados oito celulares irregulares, de um total de 245 mil. O representante da empresa diz que vender produto “pirata” não é bom negócio, pois se o item não é bom, o consumidor não volta ao site para fazer outras compras.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

EUA: homem diz que matou ucraniana por ela ter ‘lido sua mente’

O homem que assassinou Iryna Zarutska, refugiada ucraniana, no metrô de Charlotte,...

Mundo

FBI diz ter imagens do atirador que matou Charlie Kirk: “universitário”

Charlie Kirk, aliado de Donald Trump, foi assassinado a tiro durante um...

Mundo

Box do chuveiro limpo com papel-manteiga? Truque elimina calcário

Quem já tentou limpar o box de vidro do banheiro sabe: o...

Mundo

Carlo Acutis, o ‘santo millennial’, gostava de Pelé e conhecia Nossa Senhora Aparecida

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nem todo herói usa capa. Mas a...