Mundo

Registros (impressionantes): mísseis iranianos ‘rasgam’ céus de Israel

O Irã voltou a lançar um novo ataque massivo contra Israel, este sábado (14) à noite, levando dezenas de mísseis a sobrevoar os céus do país, sobretudo em Jerusalém.

O Irã confirmou o lançamento de “dezenas” de projéteis a partir de bases em Shiraz, Kashan, Qom e Lorestan, como parte da segunda fase da Operação Promessa Verdadeira III, segundo noticiou a agência oficial iraniana IRNA.

Perante este ataque, as Forças de Defesa de Israel (IDF) aconselharam a população a “entrar nos espaços protegidos e a aí permanecerem até nova ordem”.

No entanto, o serviço de emergência israelita Magen David Adom (MDA) informou, cerca de 1h30 após o início deste ataque, que há pelo menos 14 pessoas feridas na Galileia. Uma dessas pessoas está em estado crítico e as restantes apresentam diversos “graus de ferimentos”.

Este sábado, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, avisou o líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, que “Teerã arderá” se continuar a disparar mísseis contra civis israelitas.

Israel e o Irã estão em guerra desde a madrugada de sexta-feira, quando Telavive bombardeou instalações militares e nucleares iranianas, causando pelo menos 78 mortos, incluindo lideranças militares e cientistas, e centenas de feridos, segundo a diplomacia iraniana.

Os ataques israelitas, realizados por cerca de 200 aviões contra uma centena de alvos, atingiram sobretudo Teerã (norte) e a central de enriquecimento de urânio de Natanz (centro).

Em resposta, o Irã retaliou com centenas de mísseis lançados contra território israelita, provocando explosões sobre as cidades de Telavive e Jerusalém, que mataram pelo menos três pessoas e deixaram dezenas de feridos.

Leia Também: Irã ameaça EUA, Reino Unido e França se impedirem retaliação a Israel

 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Explosão de caminhão-tanque deixa 10 mortos e 70 feridos no México

Nesta quarta-feira (10), um caminhão-tanque de gás capotou, pegou fogo e explodiu...

Mundo

Oracle ruma para clube do trilhão de dólares

A valorização da Oracle também colocou o cofundador da Oracle, Larry Ellison,...

Mundo

Luz esculpida com som impactará das telas comuns à holografia 3D

Um dispositivo em nanoescala usa som para esculpir a luz, abrindo caminho...

Mundo

Quem era Charlie Kirk, o aliado de Trump morto a tiro em evento?

Charlie Kirk, um conhecido ativista ultraconservador norte-americano, morreu esta quarta-feira (10), após...