Mundo

Como vencer a guerra contra as insuportáveis ligações de telemarketing

Em outros casos, explica Fernando Di Gianni, mestre em ciência da computação e professor de tecnologia da Fatec, os robôs são programados apenas para descobrir se tem alguém em casa. Uma vez que você atendeu, ele derruba a ligação e atualiza o banco de dados com essa informação. “Dependendo da programação do robô e da sofisticação do sistema ou se há um sistema de inteligência artificial, ele pode até identificar algumas características da pessoa que atendeu a ligação”, conta.

Para o Sintelmark (sindicato das empresas especializadas nas relações com clientes), o uso dos robôs economiza tempo e aumenta a assertividade no atendimento. Só que empresas pouco profissionais usam a tecnologia de forma errada ou inadequada, o que a entidade condena.

Recentemente, a Anatel divulgou dados que mostram que as robocalls aumentaram no Brasil, só em abril, foram registradas 10,22 bilhões. Em janeiro e fevereiro deste ano foram quase 24 bilhões de ligações automáticas, o equivalente a 23 mil ligações por segundo. Um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2024.

É preciso inverter o jogo

Falta uma lei federal específica para determinar regras e punições para quem perturbar os brasileiros. Só assim, dizem os especialistas ouvidos pela reportagem, as empresas saberiam que quem vai pagar o pato são elas.

Pela Constituição Federal, reforça Diogo Moyses, coordenador de telecomunicações do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), os celulares e telefones fixos não podem ter a privacidade violada. O correto seria ninguém receber telefonemas até que autorize explicitamente o uso do seu número. Como não é isso que acontece, falta uma regulação direcionada.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Inglaterra: GPS “engana” entregador e o leva à rota mortal

Um funcionário da Amazon acabou seguindo uma rota considerada a mais perigosa...

Mundo

Mulher ‘flagrada’ em show dá palestra sobre gestão de crise a R$ 4 mil

Kristin Cabot, a mulher que foi flagrada abraçada ao CEO da Astronomer,...

Mundo

Rússia ataca várias regiões da Ucrânia com mísseis antes do início de negociações

As Forças Armadas da Rússia lançaram nesta terça-feira um novo ataque em...

Mundo

Vídeo e fotos mostram o momento do tiroteio em partida de hóquei nos EUA

Pelo menos três pessoas morreram nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, após um...