Mundo

como GE tornou Petrópolis polo global da aviação

De ventiladores a jatos

Ventilador fabricado na antiga Companhia Eletromecânica Celma, em Petrópolis (RJ): Instalações hoje são responsáveis pelo maior centro de manutenção de motores aeronáuticos do hemisfério sul
Ventilador fabricado na antiga Companhia Eletromecânica Celma, em Petrópolis (RJ): Instalações hoje são responsáveis pelo maior centro de manutenção de motores aeronáuticos do hemisfério sul Imagem: Divulgação

A origem da GE Celma remonta a 1951, quando foi criada em Petrópolis (RJ) como Companhia Eletromecânica Celma. Inicialmente, seu foco era a fabricação de eletrodomésticos, como ventiladores e liquidificadores.

Poucos anos depois, a empresa foi adquirida pela Panair do Brasil, então uma das principais companhias aéreas do país. Com isso, a Celma passou a atuar na manutenção de motores aeronáuticos, tornando-se uma das pioneiras na atividade.

Com o golpe militar de 1964, a Panair teve suas operações interrompidas pelo governo, e a Celma foi incorporada pelo Estado e quase teve suas atividades encerradas. Foi por decisão direta do então ministro da Aeronáutica, brigadeiro Eduardo Gomes, que a empresa foi mantida em funcionamento, já que a manutenção de motores foi vista como questão estratégica para a soberania nacional.

Em uma visita à fábrica, o militar, que tinha uma casa em Petrópolis, ficou admirado com o potencial do local. Como era sábado de Carnaval, não encontrou ninguém, mas escreveu em uma lousa usada na zona de produção a frase “A Celma continuará revisando”, deixando o recado claro de que o local era importante para a estratégia do governo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Microsoft diz que continuará comprando energia renovável para atender suas necessidades

Por Padraic Halpin DUBLIN, 18 Fev (Reuters) – A Microsoft afirmou nesta...

Mundo

Trump acelera preparação de ataque ao Irã

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Apesar dos relatos de progresso nas negociações...

Mundo

Apple fará evento em março que pode apresentar novo iPhone 17e

A empresa também deve lançar um iPad de entrada com chip A18,...

Mundo

Brasil e mais 100 países condenam expansão de Israel na Cisjordânia

O Brasil e quase 100 países divulgaram comunicado nesta quarta-feira (18) em...