Mundo

Líder supremo do Irã promete a Israel destino “amargo e doloroso”

“Com esse crime, o regime sionista preparou um destino amargo e doloroso para si mesmo, e certamente o receberá”, disse Khamenei, em uma declaração publicada na internet.

A principal autoridade política e religiosa do Irã também afirmou que o agressor receberá um “castigo severo”, mencionando a “natureza maligna” de Israel pelos ataques a áreas residenciais na capital iraniana.

Khamenei confirmou a morte de um número não especificado de cientistas militares e nucleares no ataque e disse que os “sucessores retomarão imediatamente suas funções”.

O exército iraniano também declarou hoje que Israel e os Estados Unidos receberão um “forte golpe” pelo ataque israelense que matou o comandante-chefe da Guarda Revolucionária do Irã e dois cientistas nucleares.

“Israel e os Estados Unidos receberão um forte golpe”, afirmou o porta-voz das forças armadas iranianas, general Abolfazl Shekarchi, em declarações divulgadas pela mídia estatal do país.

Shekarchi garantiu que as forças armadas iranianas “responderão em breve com contra-ataques, se Deus quiser”.

O porta-voz também afirmou que Israel tinha como alvo áreas residenciais na capital iraniana, sem fornecer mais detalhes sobre a ofensiva israelense.

O ataque começou por volta das 03h30 no horário local (21h00 de Quinta-Feira em Brasília), quando fortes explosões foram ouvidas na capital iraniana, propagando-se para outras regiões do país.

A dimensão dos ataques ainda é desconhecida, mas a mídia oficial iraniana noticiou a morte do comandante-chefe da Guarda Revolucionária do Irã, general Hossein Salami, e de dois cientistas nucleares.

“O general Hossein Salami, comandante-chefe da Guarda Revolucionária, e vários comandantes foram mortos nos ataques do regime sionista”, relataram as agências IRNA e Tasnim, esta última ligada ao corpo militar de elite.

A IRNA também informou que um número não revelado de civis foi morto em áreas residenciais no norte de Teerã.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou o ataque, classificando-o como uma operação para “conter a ameaça iraniana à própria sobrevivência de Israel” e afirmou que “continuará durante os dias necessários para eliminá-la”.

Em um vídeo divulgado após o anúncio do bombardeio ao Irã, Netanyahu afirmou que Israel atingiu “o núcleo do programa de enriquecimento nuclear iraniano”.

“Hoje, nossos soldados fortes e corajosos e nosso povo estão unidos para nos defender daqueles que buscam nossa destruição e, ao nos defendermos, protegemos muitos outros e combatemos a tirania assassina”, concluiu Netanyahu.

Enquanto isso, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que “Israel tomou medidas unilaterais contra o Irã”, referindo-se aos ataques a Teerã, que, segundo ele, Jerusalém considera necessários “para sua própria defesa”.

“Esta noite, Israel tomou medidas unilaterais contra o Irã. Não participamos dos ataques contra o Irã e nossa prioridade é proteger as forças dos EUA na região”, destacou Rubio.

O ataque ocorre em meio às negociações nucleares entre Irã e Estados Unidos, que começaram em 12 de abril e deveriam ser retomadas no próximo domingo, mas agora foram suspensas.

Leia Também: Trump ameaça Irã por acordo nuclear com EUA: ‘Antes que não sobre nada’

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Carlo Acutis, o ‘santo millennial’, gostava de Pelé e conhecia Nossa Senhora Aparecida

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nem todo herói usa capa. Mas a...

Mundo

Deputado francês pede investigação do TikTok por “colocar em risco a vida” de usuários

“Parece-me que há delitos de natureza criminal, de cumplicidade ativa e, em...

Mundo

Simulação da turbulência na galáxia não saiu de acordo com as teorias

Ao medir com precisão sem precedentes como a energia turbulenta se move...

Mundo

Explosão de caminhão-tanque deixa 10 mortos e 70 feridos no México

Nesta quarta-feira (10), um caminhão-tanque de gás capotou, pegou fogo e explodiu...