Mundo

Em resposta, Irã lança mais de 100 drones contra Israel

O exército de Israel anunciou hoje que o Irã lançou mais de 100 drones contra o território israelense e que “todos os sistemas de defesa estão operando para eliminar as ameaças”.

Em uma breve coletiva de imprensa virtual, o porta-voz do exército, Effie Defrin, admitiu que “horas difíceis” se aproximam, em resposta ao Irã pela morte de altos funcionários militares e nucleares iranianos.

Defrin informou que 200 aviões de combate participaram do ataque lançado nesta manhã contra o Irã, atingindo mais de cem alvos no país com 330 tipos diferentes de munições.

Segundo o porta-voz, entre os alvos estavam o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, general Mohammad Hossein Bagheri, o comandante-chefe da Guarda Revolucionária do Irã, general Hossein Salami, e o líder da base aérea de Khatam ol-Anbiya, general Gholam Ali Rashid.

A imprensa oficial iraniana já confirmou a morte dos três comandantes militares e de pelo menos seis cientistas nucleares.

“Abdolhamid Minouchehr, Ahmadreza Zolfaghari, Amirhossein Feqhi, Motalleblizadeh, Mohammad Mehdi Tehranchi e Fereydoun Abbasi são os cientistas nucleares martirizados” no ataque israelense, informou a agência de notícias Tasnim.

Pelo menos nove pessoas morreram e cerca de cem ficaram feridas com os ataques, segundo agências de notícias oficiais do Irã.

Defrin afirmou que os aviões de guerra israelenses continuam realizando ataques contra instalações militares e nucleares iranianas.

“Nossos pilotos atacaram e continuam atacando alvos militares e relacionados ao programa nuclear em várias regiões do Irã”, disse o porta-voz.

Em outra coletiva de imprensa, Defrin acrescentou que os caças israelenses também “atacaram e danificaram” os sistemas de defesa aérea iranianos.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, prometeu hoje um destino “amargo e doloroso” para Israel, após os ataques.

“Com esse crime, o regime sionista preparou um destino amargo e doloroso para si mesmo, e certamente irá enfrentá-lo”, disse Khamenei em uma declaração publicada na internet.

A principal autoridade política e religiosa do Irã também afirmou que o agressor receberá um “castigo severo”, mencionando a “natureza maligna” de Israel por atacar áreas residenciais na capital iraniana.

O exército iraniano também declarou hoje que Israel e os Estados Unidos vão receber um “sonoro tapa na cara” pelo ataque.

“Israel e os Estados Unidos receberão um tapa na cara bem dado”, afirmou o porta-voz das Forças Armadas iranianas, general Abolfazl Shekarchi, em declarações divulgadas pela mídia estatal.

Shekarchi garantiu que as Forças Armadas do Irã “responderão em breve com contra-ataques, se Deus quiser”.

O ataque começou por volta das 03h30, no horário local (01h00 em Lisboa), quando fortes explosões foram ouvidas na capital iraniana e se espalharam para outras regiões do país.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

como as empresas fiscalizam o home office

É difícil para o funcionário burlar o monitoramento, diz especialista. “Eles são...

Mundo

Netanyahu diz que não haverá Estado palestino e aprova mais assentamentos na Cisjordânia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, voltou...

Mundo

‘Pai do Pix’ diz que integração internacional está nos planos

Brasileiros podem ir para outros países, como Argentina, Chile, Portugal, para os...

Mundo

Pela primeira vez, obesidade supera desnutrição em crianças no mundo, diz relatório do Unicef

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pela primeira vez na história, a obesidade...