Mundo

Turista norte-americano morre após beber chá alucinógeno no Peru

Um turista norte-americano morreu na segunda-feira após ingerir um chá de ervas alucinógenas durante um retiro espiritual na Amazônia peruana, na região de Loreto.

Segundo o Daily Mail, que cita o médico legista da Promotoria Regional, o turista — supostamente do estado do Alabama — sofreu falência múltipla dos órgãos depois de consumir uma bebida conhecida como ayahuasca.

O ritual teria ocorrido em um hostel localizado na comunidade indígena de Santa Maria de Ojeda, um local que, nos últimos anos, tem sido associado ao chamado “turismo espiritual”.

O turista, que estaria tomando antibióticos, não informou os organizadores da cerimônia sobre sua medicação. De acordo com o legista, o chá ingerido pode causar “não apenas a morte, mas também danos permanentes e irreversíveis”.

A infusão é preparada a partir da casca de uma videira e das folhas de um arbusto encontrados na Amazônia, ambos contendo N,N-Dimetiltriptamina (DMT), uma substância alucinógena.

O Daily Mail relata que muitos turistas procuram essa substância devido à sua fama de aliviar a depressão e outros problemas mentais. Já as tribos amazônicas utilizam a ayahuasca como ferramenta espiritual e também medicinal.

Um exemplo notório é o do príncipe Harry, que revelou já ter usado a droga para lidar com a morte de sua mãe, a princesa Diana, dizendo que ela lhe trouxe “uma sensação de relaxamento, libertação e conforto”.

No entanto, a embaixada dos Estados Unidos no Peru tem alertado os cidadãos norte-americanos para que evitem “ingerir ou usar alucinógenos tradicionais”, como a ayahuasca.

“Essas substâncias perigosas são frequentemente vendidas a turistas que viajam ao Peru como se fossem rituais cerimoniais ou agentes de limpeza espiritual. A ayahuasca é uma substância psicoativa que contém dimetiltriptamina (DMT), um alucinógeno potente e ilegal nos Estados Unidos e em outros países”, informa o site da embaixada.

A morte do norte-americano ocorre um ano após o falecimento de uma turista britânica em circunstâncias semelhantes, também durante um retiro espiritual, mas na Bolívia, com o uso da mesma substância.

O Daily Mail acrescenta ainda que, no ano passado, na mesma região de Loreto onde ocorreu essa última morte, um turista ucraniano matou e esquartejou uma mulher russa enquanto estava sob efeito do psicodélico.

Leia Também: Conselho de Direitos Humanos diz que há genocídio em Gaza e pede fim de relações com Israel

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Oracle dispara mais de 40% na bolsa e Ellison se aproxima de Musk como mais rico do mundo

“Nos próximos meses, esperamos conquistar vários clientes adicionais de vários bilhões de...

Mundo

Morre Charlie Kirk, aliado de Trump, após ser baleado em evento no Utah

O ativista ultraconservador norte-americano Charlie Kirk morreu, esta quarta-feira (10), após ter...

Mundo

data e onde será visível

Por isso, sua sombra nunca cobre o globo inteiro: trata-se de uma...

Mundo

Brasileiro condenado por tráfico de drogas na Tailândia tem pena reduzida por perdão do rei

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Preso em 2022 ao desembarcar no aeroporto...