Mundo

Chip ‘eterno’ guarda o genoma humano e pode nos salvar da extinção

Material seria capaz de sobreviver aos humanos e a outras espécies. Para a equipe de pesquisadores, a elaboração do chip possibilita a recuperação de dados feita por alguma forma de inteligência, seja de humanos ou de máquinas, em um futuro “distante”.

A chave visual inscrita no chip foi pensada para indicar quais dados estão armazenados e como estes dados podem ser usados. As imagens inseridas mostram quatro elementos universais (hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio); as quatro bases da molécula de DNA (adenina, citosina, guanina e timina) com sua estrutura molecular; seu posicionamento na estrutura de dupla hélice do DNA; e como os genes se posicionam em um cromossomo.

No objeto, foi escrita a seguinte mensagem: “Preservando o Código Genético Humano Para a Eternidade: Quem Quer Viver Para Sempre?”. Os cientistas acreditam que as informações genéticas humanas guardadas no cristal de memória sejam usadas em um cenário em que o Homo sapiens esteja ameaçado de extinção.

A equipe espera que o cristal possa fornecer um modelo para trazer a humanidade de volta da extinção daqui a milhares, milhões ou até bilhões de anos, se a ciência permitir. Comunicado oficial da Universidade de Southampton

Arquivo da Memória da Humanidade em Hallstatt, na Áustria
Arquivo da Memória da Humanidade em Hallstatt, na Áustria Imagem: Divulgação/Universidade de Southampton

Chip possibilita que outros pesquisadores construam um arquivo de informações genômicas que, com o avanço da tecnologia, poderá ser usado para restaurar espécies. “Sabemos, pelo trabalho de outros [cientistas], que o material genético de organismos simples pode ser sintetizado e usado em uma célula existente para criar um espécime vivo viável em um laboratório”, disse o professor Peter Kazansky, líder do estudo, ao portal da Universidade de Southampton.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Universidade Cornell aceita pagar governo Trump para reaver R$ 1,3 bilhão em verbas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Universidade Cornell, nos Estados Unidos, anunciou...

Mundo

Escândalo da boneca sexual Shein revela cantos obscuros dos marketplaces

Nem todos os produtos estão em conformidade com as normas legais ou...

Mundo

Trump manda investigar frigoríficos por ‘elevarem preço’ da carne bovina

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

Mundo

O sinal de Wi-Fi está ruim? Micro-ondas e geladeira podem ser os vilões

Isso acontece porque o micro-ondas pode liberar pequenas quantidades de radiação eletromagnética....