Mundo

Coreia do Norte reflutua contratorpedeiro que virou durante lançamento

Nesta sexta-feira (6), a Coreia do Norte revelou que conseguiu reflutuar o novo contratorpedeiro que virou durante o lançamento no mês passado. Agora, o navio danificado será movido para uma doca seca em um estaleiro diferente para reparos.

“Após restaurar o equilíbrio do contratorpedeiro no início de junho, a equipe o atracou no píer realizando seu lançamento final com segurança na tarde de quinta-feira”, disse uma reportagem da Agência Central de Notícias Coreana (KCNA), estatal.

O contratorpedeiro de 5.000 toneladas é o mais novo navio de guerra do país e deveria ser um triunfo do ambicioso esforço de modernização naval da Coreia do Norte.

Tensão no lançamento do contratorpedeiro

Durante o lançamento do contratorpedeiro em 21 de maio, um mau funcionamento no mecanismo fez com que a popa deslizasse prematuramente para dentro da água, esmagando partes do casco e deixando a proa encalhada na pista.

O líder norte-coreano Kim Jong Un, que testemunhou o lançamento fracassado na cidade de Chongjin, no nordeste do país, chamou-o de “ato criminoso”, e o governo rapidamente disse que prendeu quatro pessoas que alega serem responsáveis ​​pelo acidente.

Kim ordenou que as autoridades consertassem rapidamente o navio, ainda sem nome, antes da sessão plenária do Partido dos Trabalhadores no poder, no final de junho, chamando-o de uma questão de honra nacional.

A agência estatal informou que a meta de Kim será cumprida. “A próxima etapa da restauração elaborada será realizada na doca seca do Estaleiro Rajin pelo período de 7 a 10 dias”, informou a KCNA, acrescentando que o Secretário do Comitê Central, Jo Chun Ryong, que está liderando o esforço de reparo, disse que “a restauração perfeita do destróier será concluída sem falhas” antes da reunião plenária.

A abordagem inovadora aparentemente foi usar balões aerostáticos presos ao casco do navio para ajudar a equilibrá-lo e reflutuá-lo, mostraram imagens de satélite.

Analistas acreditavam que as tensões colocadas no casco e na quilha durante tal acidente poderiam ter levado ao seu desmantelamento. Mas os danos no casco devem ter sido significativamente menores do que o estimado. Espaços internos do navio, assim como máquinas e componentes eletrônicos, terão que ser limpos de água do mar e sal seco no processo de reparo, disse ele.

Leia Também: Trump quer se livrar do Tesla que comprou de Elon Musk, diz Casa Branca

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

data e onde será visível

Por isso, sua sombra nunca cobre o globo inteiro: trata-se de uma...

Mundo

Brasileiro condenado por tráfico de drogas na Tailândia tem pena reduzida por perdão do rei

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Preso em 2022 ao desembarcar no aeroporto...

Mundo

Investidores recuam com queda de ações de compradores de bitcoin

Pelo menos 61 empresas de capital aberto que não estão envolvidas principalmente...

Mundo

Após ameaça dos EUA, Lula manda recado a Trump e diz que Brasil é dono do próprio nariz

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...