Economia

Produtores rurais da Amazônia cancelam “COP do Agro”

A Associação dos Produtores Rurais Independentes da Amazônia (Apria) anunciou nesta sexta-feira (6) o cancelamento da “COP do Agro”, que seria realizado nos dias 3 e 4 de outubro, na cidade de Marabá (PA). Antecipando-se à COP30, que ocorrerá em novembro em Belém, o evento serviria como um contraponto de representantes do agronegócio às discussões da conferência sobre mudanças climáticas. 

Já haviam confirmado presença no evento nomes como os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e Goiás, Ronaldo Caiado (União), senadores Zequinha Marinho (Podemos-PA), Wellington Fagundes (PL-MT), Jaime Bagattoli (PL-RO), Lucas Barreto (PSD-AP) e Plínio Valério (PSDB-AM), e deputados Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Joaquim Passarinho (PL-PA), Thiago Flores (Republicanos-RO) e Silvia Waïapi (PL-AP), entre outros. 

“Nosso objetivo era dar voz a quem produz com responsabilidade ambiental e social, mas que muitas vezes é invisibilizado nas grandes pautas ambientais”, diz Ana Flávia Fagundes de Melo, secretária-geral da Apria.

VEJA TAMBÉM:

Segundo Ana Flávia, no dia 27 de maio, a entidade organizadora do evento recebeu uma ligação da Pará 2000, responsável pelo Centro de Convenções Carajás, onde seria realizado o evento, informando que o espaço não estaria mais disponível para uso nas datas previstas. O contrato seria rescindido e valor da locação, de cerca de R$ 50 mil, seria devolvido, acrescido de multas pela rescisão.

A justificativa seria uma determinação do governo do estado para utilização do equipamento apenas para eventos relacionados à COP30 nos meses de outubro e novembro. Embora seja uma associação privada sem fins lucrativos, a Pará 2000 mantém contrato de gestão com o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). 

Inicialmente a Apria anunciou apenas a suspensão do evento enquanto buscava alternativas para a realização em outro local ou outra data, mas diante da insegurança, o cancelamento foi confirmado nesta sexta. 

Para a secretária-geral da entidade, o argumento para a indisponibilização do espaço não convenceu. “Sabemos que o governo do estado faria de tudo para inviabilizar nosso evento”, diz. Além de ser realizado mais de 30 dias antes da COP30, a COP do Agro ocorreria a cerca de 500 km de distância de Belém, sede da conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

A Gazeta do Povo entrou em contato com a Pará 2000 e com a secretaria de comunicação do governo paraense, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso haja manifestação de alguma das partes.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Dólar abre em leve alta na véspera de decisões do Banco Central e do Fed

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O dólar abriu com uma leve alta...

Economia

Embraer assina contrato com Holanda para fornecer Sistema de Evacuação Aeromédica –

A Embraer informou nesta terça-feira, 17, que assinou um contrato com a...

Economia

Aposentados do INSS descobrem débitos automáticos indevidos no benefício

(FOLHAPRESS) – Após o escândalo das fraudes dos descontos de associações e...

Economia

Em leilão, governo concede 19 novas áreas para exploração de petróleo na Foz do Amazonas

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A ANP (Agência Nacional do Petróleo,...