Mundo

Super laser mede objetos a uma velocidade de 10 quintilhões de quadros por segundo

Energia

Redação do Site Inovação Tecnológica – 04/06/2025

Super laser mede objetos a uma velocidade de 10 quintilhões de quadros por segundo

Foto do chip-laser e possibilidades de aplicação.
[Imagem: J. Adam Fenster/University of Rochester]

Laser ultrarrápido

Um laser minúsculo, menor do que uma moeda de um centavo, pode ser o elemento que faltava para um salto tecnológico de amplo alcance, atingindo desde os sistemas LiDAR usados nos veículos autônomos até a detecção de ondas gravitacionais, um dos experimentos mais delicados que existem para observar e entender nosso Universo.

Técnicas de medição baseadas em laser, conhecidas como metrologia óptica, são usadas em quase tudo, a começar pelo estudo das propriedades físicas da matéria. Contudo, a metrologia óptica atual exige equipamentos volumosos, caros e difíceis de ajustar, criando um gargalo para a implantação de sistemas portáteis, por exemplo.

Shixin Xue e colegas das universidades de Rochester e Califórnia de Santa Bárbara, ambas nos EUA, acreditam ter a solução para isso.

Xue construiu um emissor de laser contido em um chip que se mostrou capaz de realizar medições extremamente rápidas e precisas, alterando sua cor com muita precisão em um amplo espectro de luz a taxas extremamente rápidas – cerca de 10 quintilhões de vezes por segundo.

Ao contrário da fotônica de silício tradicional, o novo laser é feito com um material sintético muito promissor chamado niobato de lítio, um composto já usado em várias aplicações de ponta, incluindo chips eletroacústicos, processadores de luz e em tecnologias quânticas.

Super laser mede objetos a uma velocidade de 10 quintilhões de quadros por segundo

Os pesquisadores demonstraram como seu laser pode ser usado identificando as letras U e R feitas de blocos de LEGO.
[Imagem: J. Adam Fenster/University of Rochester]

Laser de Pockels

O chip laser tem seu funcionamento baseado em um fenômeno físico conhecido como efeito Pockels, que altera o índice de refração de um material na presença de um campo elétrico.

Uma célula de Pockels consiste em um cristal eletro-óptico dotado de eletrodos. Quando um campo elétrico é aplicado através desses eletrodos, o índice de refração do cristal muda, alterando a velocidade da luz que passa por ele em diferentes direções de polarização. E o niobato de lítio permitiu fazer isto com uma frequência inédita.

“Há diversas aplicações que buscamos e que já podem se beneficiar do nosso projeto,” disse Xue. “A primeira é o LiDAR, que já é usado em veículos autônomos, mas uma forma mais avançada, conhecida como LiDAR de onda contínua modulada em frequência, requer uma ampla faixa de sintonia e um ajuste rápido da frequência do laser, e é isso que o nosso laser consegue fazer.”

Os pesquisadores demonstraram como seu laser poderá ser usado para acionar um sistema LiDAR usando um disco giratório e identificando as letras U e R feitas de blocos de LEGO. Eles garantem que essa demonstração pode ser ampliada para detectar veículos e obstáculos nas velocidades e distâncias encontradas em uma rodovia.

Bibliografia:

Artigo: Pockels laser directly driving ultrafast optical metrology
Autores: Shixin Xue, Mingxiao Li, Raymond Lopez-rios, Jingwei Ling, Zhengdong Gao, Qili Hu, Tian Qiu, Jeremy Staffa, Lin Chang, Heming Wang, Chao Xiang, John E. Bowers, Qiang Lin
Revista: Light: Science & Applications
Vol.: 14, Article number: 209
DOI: 10.1038/s41377-025-01872-4

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias

Outras notícias sobre:

Mais tópicos

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Nova ministra da Saúde da Suécia desmaia em entrevista ao assumir cargo

Nesta terça-feira (9), a recém-nomeada ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann,...

Mundo

Por que os protestos no Nepal não são a Primavera Árabe 2.0

Tão longe, tão perto Existem paralelos entre a Primavera Árabe e as...

Mundo

Laser de neutrinos será perigoso, mas pode valer a pena

Imagine uma nova forma de comunicação enviada diretamente através da Terra, até...

Mundo

Polônia abate drones russos: “Violação sem precedentes” e “provocação”

A aviação polonesa disparou, na madrugada desta quarta-feira (10), contra “objetos hostis”,...