Mundo

Cientistas usam esferas gigantes no fundo do mar para gerar energia

Quando há baixa demanda de energia, a esfera é esvaziada. Isso cria um vácuo dentro do tanque, que passa a armazenar energia na forma potencial.

Nos momentos de alta demanda, a água é liberada de volta para as esferas. Assim, as bombas passam a funcionar como turbinas, girando pela entrada da água sob pressão, gerando eletricidade.

No processo de carga, a água é bombeada para fora da esfera, que passa a armazenar energia pontecial; na descarga, a água é liberada para dentro da esfera, utilizando a pressão para girar as turbinas e gerar eletricidade
No processo de carga, a água é bombeada para fora da esfera, que passa a armazenar energia pontecial; na descarga, a água é liberada para dentro da esfera, utilizando a pressão para girar as turbinas e gerar eletricidade Imagem: Divulgação/Fraunhofer IEE

O sistema funciona de forma similar às usinas hidrelétricas, amplamente utilizadas aqui no Brasil. Ele foi adaptado ao ambiente submarino, buscando aproveitar a pressão do oceano para armazenar e liberar energia de forma eficiente.

A potência esperada de cada esfera é de 5 MW durante o processo de descarga, quando a água entra na esfera. Essa potência seria entregue continuamente durante cerca de 4 horas e meia, tempo necessário para que a esfera se encha de água.

Os pesquisadores identificaram potencial para a implantação dessa tecnologia no mundo todo, incluindo no litoral do Brasil, Noruega, Portugal, EUA e Japão. O sistema também poderia ser implementado em lagos profundos, sejam artificiais ou naturais, além de minas inundadas.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Em dia de posse de novo premiê, protestos se espalham pela França

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Sébastien Lecornu tomou posse às 12h de Paris...

Mundo

Vitória de Meta e TikTok força Europa a mudar ‘taxação’ de Big Techs

“Contagem dupla” e liberação de pagamento para quem tiver prejuízo. Essas são...

Mundo

NASA anuncia possível sinal de vida antiga em Marte

Descobrimos “comida de micróbios marcianos”, mas não os próprios micróbios marcianos. Mas...

Mundo

Assassinato de refugiada ucraniana choca Estados Unidos; o que aconteceu?

Nos últimos dias, o nome de Iryna Zarutska tomou conta da imprensa...